Portuguesa vence o Corinthians de virada

A Portuguesa, de virada, surpreendeu o favoritíssimo Corinthians, no Pacaembu. Não adiantou de nada a disposição do argentino Carlos Tevez. Fora da equipe nas últimas duas rodadas, poucas vezes ele se mostrou tão determinado. Logo aos 3 minutos, aproveitou bola desviada por Gustavo Nery, tirou o goleiro e fez 1 a 0. Mas o gol nem foi seu grande momento. Driblou, deu toque de letra, parecia imarcável neste domingo.

Pena para o torcedor do Corinthians que, além do atacante, apenas Élton parecia estar inspirado. Atrações como Rafael Moura mal pegaram na bola, Rosinei e Gustavo Nery davam a impressão de não se encontrarem em campo.

As dificuldades foram agravadas pelo fato de a Portuguesa estar do outro lado do campo. A equipe do Canindé cresce contra os grandes de São Paulo e ontem não foi diferente. Menos de dois minutos após Tevez abrir o placar, o zagueiro Du Lopes desviou cobrança de falta de Cléber e empatou.

Se o Corinthians tinha por mais tempo a bola, não dominava a partida por causa disso. A Lusa se aproveitava bem das brechas deixadas na defesa adversária. E eram muitas. Pelas laterais, por exemplo, sobrava espaço. Aos 37, Joãozinho avançou pelo lado esquerdo, entrou na área e tocou para o angolano Johnson, que não conseguiu o chute. Dois minutos depois, o atacante por pouco não se antecipou ao goleiro Marcelo.

O técnico Antônio Lopes percebeu que, para buscar a vitória, seriam necessárias mudanças. Tirou Rosinei, colocou Dinelson, dando nova chance ao garoto tantas vezes rejeitado no Parque São Jorge.

Inicialmente deu certo, o time parecia mais aceso. Aos 3, Coelho tocou para Elton, o meia achou Gustavo Nery e o lateral improvisado como segundo volante tentou duas vezes. Gléguer fez duas belas defesas.

O jogo prosseguia e a equipe dos galácticos da MSI voltou a mostrar pontos negativos. Diante de uma Lusa que não impunha resistência, faltou quem soubesse colocar a bola para dentro. Dinelson não entrou bem. Rafael Moura realmente não estava no seu dia e Tevez passou boa parte da segunda etapa desaparecido. No final, no entanto, acordou e chegou a acertar uma bola no travessão.

A Portuguesa tentava se defender e quando podia levava algum perigo com Johnson ? em dois lances discutíveis, aliás, o time pediu pênalti após ele cair na área.

Quando parecia que a equipe do Canindé queria mesmo o empate, virou o jogo. Aos 35, após nova cobrança de falta do lado direito, Leandro Amaral subiu mais que a zaga e fechou o placar: 2 a 1.

Após o gol, Antônio Lopes foi chamado de burro pelos torcedores ao trocar Élton por Bobô.

O Corinthians enfrenta domingo o Rio Branco, em Americana. A Lusa, fora de casa, pega o Mogi Mirim.

Voltar ao topo