Portugal vai incentivar importação de café brasileiro

O empresário português Eduardo Oliveira Costa disse nesta quarta-feira (07) que Portugal está investindo 2 bilhões de euros no programa Portugal Logístico, que incentiva o comércio bilateral com o Brasil, e quer transformar o país ibérico na plataforma logística da Europa. "Isto significa que a entrada e a saída de mercadorias da União Européia (UE) sejam pelos portos portugueses", disse Costa, que preside o Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga (CEDV), uma entidade similar à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo Costa, um dos principais produtos que Portugal tem interesse em importar do Brasil e distribuir para a Europa é o café.

"A Europa já consome e gosta do café brasileiro, que atualmente entra no bloco como se fosse produzido em outros países, mais pobres. Mas é preciso que se faça uma campanha para vender café 100% brasileiro". O empresário disse que pretende levar essa discussão à Organização Mundial de Comércio (OMC), para facilitar a importação do produto brasileiro no continente.

"Nós temos interesse em montar um entreposto comercial em Portugal só para cuidar de mercadorias brasileiras, fundamentalmente o café, mas também o açúcar", disse. De acordo com o empresário, Portugal está pleiteando junto à UE uma verba de 15 milhões de euros para a construção de dois entrepostos, um em Portugal e outro em Santos. "Já estamos negociando a construção desse entreposto daqui com a Associação Comercial de Santos. Assinamos um protocolo com esse objetivo ontem". Ele acredita que os dois entrepostos devem começar a funcionar em 2010.

Costa integra uma comitiva de empresários e políticos portugueses que estão participando desde segunda-feira do "I Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal" em Santos na Baixada Santista. Ele disse ainda que durante sua visita a Santos foi acertada uma parceria entre universidades da cidade e portuguesas, que juntas vão verificar quais outros produtos poderão utilizar esses entrepostos, tanto no comércio bilateral Brasil-Portugal quanto no que se refere às importações e exportações entre Mercosul e UE.

De acordo com o empresário, o programa Portugal Logística prevê investimentos nos portos de Aveiro, Leixões e Sines e também em ferrovias e rodovias portuguesas.

Voltar ao topo