Portugal e Brasil jogam querendo evitar a Espanha

Foto por: Fabrice Coffrini

Portugal, praticamente classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo (grupo G), enfrenta o Brasil que já está na próxima fase, sexta-feira em Durban (11h00 de Brasília), com a preocupação de evitar um possível jogo contra a Espanha.

A segunda do grupo pode ter de enfrentar os campeões da Europa já nas oitavas, se os ibéricos terminarem na liderança de seu grupo H.

Portugal tem três pontos de vantagem sobre a Costa do Marfim e um saldo de gols muito superior (+7 a -2), e apenas uma incrível combinação eliminará os lusitanos na fase de grupos. A vitória de 7-0 sobre a Coreia do Norte representou neste sentido um pouco mais do que os três pontos.

“É uma seleção que já enfrentamos: vencemos eles em Brasília (6-2), perdemos em Londres (2-0). É uma rivalidade que foi criada nos últimos anos”, considerou Kaká. O Bola de Ouro em 2007 não poderá jogar a partida por ter sido expulso no jogo contra a Costa do Marfim (3-1).

O treinador Dunga manteve suspense quanto ao seu substituto. Ele pode recuar Robinho ou confiar em Júlio Baptista.

De forma mais geral, Dunga tem duas opções: poupar alguns titulares, como Elano, que se recupera de uma pancada na canela, ou entrar com força total. Apenas o reserva Ramires está ameaçado de receber um segundo cartão amarelo.

Em Portugal, por outro lado, Carlos Queiroz enfrenta um dilema maior. Deve colocar Cristiano Ronaldo ou protegê-lo de um novo cartão amarelo, que o deixaria fora das oitavas de final? “Temos que levar em consideração toda a competição e não apenas uma partida”, disse o treinador da seleção na terça-feira, sem revelar seus planos.

A defesa brasileira assegura que a preocupação não pode ser apenas o capitão lusitano. “É um grande jogador, mas prefiro mais uma marcação por zona”, assegurou o zagueiro e capitão brasileiro Lúcio.

Queiroz deve também se preocupar com o cartão amarelo do meio-campo Pedro Mendes e com a contusão de Deco no quadril. Tiago, autor de dois gols contra a Coreia do Norte, pode começar na equipe titular.

O Brasil vai querer manter a sua primeira colocação para ganhar confiança e mostrar que é o melhor. Portugal pensa, sobretudo, na próxima fase: “Depois de sairmos da fase de grupos, esperamos não jogar contra a Espanha. Adoraríamos evitá-la”, disse o atacante português Simão Sabrosa.