Porto de Paranaguá quer ampliar importação de uréia da Venezuela

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, anunciou que vai pedir ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que amplie a cota de uréia exportada para o Paraná. Segundo ele, o fertilizante venezuelano é considerado um dos melhores do mundo e é usado nas lavouras de cana-de-açúcar, cuja produção nacional para a safra 2006/2007 está estimada em 475,7 milhões de toneladas. ?Temos mercado para importar um milhão de toneladas de uréia vinda da Venezuela?, afirmou.

No início do mês, o navio Apollon inaugurou o acordo comercial que dá preferência para atracação no Porto de Paranaguá aos navios vindos da Venezuela, desde que anunciados com 15 dias de antecedência e com mais de 25 mil toneladas de mercadoria. Foram 27 mil toneladas de uréia descarregadas pelo Apollon em Paranaguá, volume que colaborou para o novo recorde na movimentação de fertilizantes: 773.173 mil toneladas já importadas em 2007.

Além de importar uréia, o superintendente afirma que outro objetivo da Appa é tornar fiel uma rota de navios entre os países do Mercosul. ?Dessa forma, as indústrias de médio porte do Sul do Brasil poderão aumentar as exportações de seus produtos para os países vizinhos e até mesmo abrir novos mercados, como as ilhas do Caribe. Essa nova rota reforçará as relações comerciais entre os países latino-americanos?, explicou Eduardo Requião.

Voltar ao topo