Ponte da BR-116, no PR, deve ficar pronta em agosto

A previsão do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit) é que a ponte sobre a Represa Capivari-Cachoeira, na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no município de Campina Grande do Sul (PR), que desabou no dia 25 de janeiro, esteja restaurada até o fim de agosto. Até lá o trânsito continuará sendo pela outra ponte, que foi transformada em mão dupla. O inconveniente é o limite de peso de 45 toneladas.

A Polícia Rodoviária Federal assegura que o trânsito está fluindo normalmente naquele trecho. Segundo o engenheiro do Dnit Ronaldo de Almeida Jares, os blocos de concreto que ficaram fora da água já foram retirados e demolidos, mas há cerca de 600 toneladas submersas. Na próxima semana um guincho começa a remoção desses blocos para demolição fora da água. A estimativa é de que o trabalho demore cerca de um mês.

Na ponte em uso o Dnit já concluiu o grampeamento e a colocação de concreto que estão dando sustentação ao aterro. Os engenheiros projetaram para essa ponte a colocação de 60 estacas de concreto, das quais 38 já tinham sido instaladas até a tarde de hoje. Também como parte do muro de contenção serão colocados 15 tirantes de aço, com 18 metros de comprimento. Seis já foram colocados.Para esse trabalho a previsão de término é de 15 dias. Depois disso, um processo parecido começará a ser feito no aterro que ruiu.

Voltar ao topo