Vereador é convocado para apenas três sessões

O terceiro suplente do Partido Progressista (PP), Afonso Celso Koehler de Camargo, assume, hoje, uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba. A posse será às 9h, no plenário da Casa.

Camargo foi convocado pelo presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), em cumprimento à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que determinou o afastamento do vereador Mestre Déa (sem partido) por infidelidade partidária.

Déa foi eleito pelo PP, mudou-se para o PRTB e deixou o novo partido em setembro por discordar com a coligação com o PTB, abrindo mão de sua candidatura à reeleição. Com a mudança, a bancada do PP no Legislativo passa a ter quatro vereadores: Camargo, Aldemir Manfron, Elias Vidal e Angelo Batista.

Candidato a vereador em 2000 e 2004, o engenheiro civil Afonso Celso recebeu 1.998 votos nas eleições de 2004 e ficou com a terceira suplência do PP. Assumirá o lugar de Mestre Déa, primeiro suplente, que ingressou na Câmara após a eleição de Ney Leprevost para a Assembléia Legislativa, em 2006.

O segundo suplente do partido, Altair Rodrigues, também deixou o PP após a resolução que determinou que o mandato pertence ao partido e não ao político eleito.

Afonso chegou a registrar candidatura nas eleições municipais deste ano, mas, alegando problemas particulares, renunciou à candidatura. Assim, como não foi eleito para o novo mandato, o novo vereador só será parlamentar por 21 dias.

Como a Câmara deverá encerrar suas sessões na próxima segunda-feira, dia 15, e realiza sessões de segunda-feira a quarta-feira, Afonso Celso atuará em três sessões: hoje, amanhã e na próxima segunda-feira.

“Ser vereador já era um sonho antigo. Desde 1998 venho alimentando esse objetivo de trabalhar pela minha cidade. E fui surpreendido com essa convocação agora, pena que será por pouco tempo”, comentou o vereador.

“Não dá mais tempo de apresentar nenhum projeto e já perdi o prazo de emendas ao Orçamento, mas vou tentar, nesses poucos dias, apresentar minhas idéias para que alguém as aproveite na próxima Legislatura”, disse.

A estréia de Afonso Celso será na sessão de hoje, quando os vereadores deverão começar a discutir e votar a Lei Orçamentária Anual (LOA). “Se não posso apresentar emendas para o orçamento do ano que vem, vou deixar na Câmara sugestões de projetos para serem apresentados ao Executivo que poderão ser contemplados no Plano Plurianual que será apresentado em 2009”, disse o vereador, que pretende dar atenção à infra-estrutura e área social dos bairros em que tem sua base: Sítio Cercado, Vila Verde, Bairro Alto e Boa Vista.