Vence amanhã prazo para registro de candidaturas

Vence amanhã, dia 5, o prazo para que os partidos solicitem ao Tribunal Regional Eleitoral o registro de suas candidaturas à presidência da República, ao governo, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Se o partido não requerer o registro, o candidato pode fazê-lo diretamente à Justiça Eleitoral, até a próxima segunda-feira, dia oito.

A partir do próximo sábado, dia 6, os partidos estão liberados para levarem as campanhas dos seus candidatos às ruas, com distribuição de panfletos e colagem de cartazes.

Até ontem à tarde, os partidos arrematavam suas chapas. A coligação PSDB-PFL ainda não chegou a um consenso se lança um ou dois candidatos ao Senado, além de ter articulações de bastidores para a escolha do segundo nome, que pode ser do PSDB ou do PFL. O deputado federal Rafael Greca está cotado para ser o segundo nome. O PFL enfrenta ainda a ameaça da vice-governadora Emília Belinati (PFL)de recorrer à Justiça contra a exclusão do seu nome na chapa da aliança para o Senado.

No PMDB, estuda-se uma troca de nomes. O empresário Luiz Mussi poderá ser substituído pelo ex-deputado estadual Renato Adur na 1.ª suplência do candidato ao Senado, ex-governador Paulo Pimentel. A indicação de Mussi enfrenta uma questão de ordem legal. Ao se filiar ao PMDB, Mussi não providenciou seu desligamento do partido anterior, o PFL. Além de Adur, o ex-governador terá na sua chapa como segundo suplente o vereador Paulo Salamuni.

Na coligação PDT,PTB e PMDB, a última vaga para a majoritária que ainda estava em aberto foi preenchida ontem à tarde. O senador Osmar Dias (PDT) anunciou como segundo suplente de sua chapa o vereador de Curitiba, Jorge Bernardi (PDT). O primeiro é o empresário José Carlos Gomes de Carvalho. A confirmação do nome de Bernardi encerra um ponto de discórdia na aliança. Vetado por Osmar como seu primeiro suplente, Emerson Palmieri (PTB), será confirmado como o segundo suplente de Toni Garcia. O primeiro suplente de Garcia será o advogado Roberto Bertoldo.

Governo

Na eleição para o governo, deverão ser inscritos doze candidatos ao governo. O PMN decide hoje se mantém a candidatura do professor de economia de Maringá, Benedito da Silva. O PMN havia inicialmente feito coligação com o PDT, mas por uma imposição nacional, poderá lançar um nome.

Voltar ao topo