TSE quer reduzir custo das eleições

Finalizando os julgamentos de processos relacionados às eleições de 2006, a Justiça Eleitoral já começa a preparar-se para as eleições municipais do ano que vem.

A direção do Tribunal Superior Eleitoral iniciou ontem, em Brasília, uma rodada de debates para discutir os preparativos para o processo eleitoral de 2008.  

Durante dois dias, os secretários de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral de todo o País estão debatendo formas de reduzir custos com o processo e de ampliar a informatização dos processos judiciais e do sistema de prestações de contas dos candidatos.

O diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura Filho, reafirmou, na abertura do encontro, que a meta é reduzir o custo do próximo pleito em 30% em relação às eleições presidenciais de 2006, que, segundo ele, custaram cerca de R$ 440 milhões (R$ 3,50 por eleitor, considerados os aproximadamente 126 milhões que compareceram às sessões eleitorais no último pleito).

?A Justiça Eleitoral já provou à sociedade a sua eficiência e eficácia na realização das eleições, agora tem que mostrar que consegue manter a mesma qualidade, mas com um custo mais baixo?, declarou. A assessoria de imprensa do TSE informou, no entanto, que ainda não há nenhuma estratégia determinada para se atingir essa meta de redução, mas que esse objetivo norteará todas as discussões até outubro de 2008.

Outro assunto debatido ontem foi a minuta de resolução para regulamentar as eleições não-oficiais (de entidades da sociedade) com o uso da urna eletrônica e suporte da Justiça Eleitoral. Para o secretário de Tecnologia do TSE, Giuseppe Dutra Janino, ?prestar esses serviços à comunidade é uma forma de contribuirmos ainda mais com a sociedade?.

Os secretários também estão discutindo a informatização dos processos judiciais e o sistema de prestação de contas de candidatos, duas questões que, se aperfeiçoadas, reduziriam os custos e o tempo de duração dos procedimentos da Justiça Eleitoral. 

Voltar ao topo