TRE determina novas eleições na cidade de Itaperuçu

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) marcou para 3 de abril a data das novas eleições para prefeito de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, que teve a vitória do prefeito eleito, José de Castro França (PMDB), questionada na Justiça Eleitoral.

A organização das eleições está sob responsabilidade do Fórum Eleitoral da Comarca de Rio Branco do Sul, cidade vizinha a Itaperuçu. Outro município, Kaloré (norte do Paraná), também terá novas eleições. A data deverá ser definida na sessão de julgamentos de amanhã do TRE-PR e pode acontecer no primeiro domingo de maio. Mais cinco cidades podem ter nova eleição este ano, por conta de irregularidades dos atuais prefeitos durante a campanha.

De acordo com a Justiça Eleitoral, novas eleições devem ser convocadas quando o primeiro colocado obteve mais de 50% dos votos. Como todos os votos dele são, então, anulados, é preciso fazer uma nova eleição com outros nomes.

Em Itaperuçu, os mandatos do prefeito eleito em 2008, Castro França, conhecido como Saruva, e de seu vice, Acir Pedroso de Moraes, foram cassados após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter considerado inelegível os direitos políticos dos dois, pelo período de três anos, por prática de abuso de poder econômico e político. Nas eleições de 2008, Castro França recebeu 55,56% dos votos, contra 44,44% da segunda colocada, Célia Paske (PSDB). Outras cidades que ainda podem ter nova eleição este ano – que aguardam decisão do TSE – são Bituruna, Jundiaí do Sul, São Sebastião da Amoreira, Itaipulândia e Curiúva.

Cidades que já fizeram nova eleição desde outubro de 2008 foram Ângulo, Cândido de Abreu, Doutor Ulisses, Tunas do Oeste, Londrina e Enéas Marques. Para 2012, a expectativa é que o Paraná atinja 8 milhões de eleitores, um acréscimo de 400 mil em relação à última eleição.

Com o aumento, o Estado pode ter Cascavel como a quinta cidade do Paraná a ter segundo turno, realizado nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Faltam cerca de 5 mil eleitores para que Cascavel atinja o mínimo previsto em lei.

Hoje, Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Maringá são as cidades com possibilidade de segundo turno no Paraná. Foz do Iguaçu segue no mesmo caminho, mas ainda faltam 16 mil novos eleitores para entrar no grupo.

Posse

Os novos integrantes da presidência do TRE-PR, os desembargadores Irajá Prestes Mattar e Rogério Kanayama, tomam posse hoje. Prestes Mattar assume a presidência até 1º de fevereiro de 2012, no lugar da desembargadora Regina Portes, que volta para o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Para as eleições de 2012, o novo presidente do TRE-PR diz que o Paraná pode ter o resultado do pleito em um período de tempo menor do que nas eleições passadas. “Teremos 5,6 mil locais de apuração e poderemos encerrar a apuração em uma ou duas horas”, espera o novo presidente do TRE-PR.

Em sua primeira conversa com a imprensa como presidente do TRE-PR, Prestes Mattar lembrou que a decisão do tribunal de ter concedido parecer impedindo a divulgação de pesquisas eleitorais, no ano passado, foi acertada.

“Tecnicamente, essas pesquisas estavam erradas. As pesquisas, que deveriam ser meramente informativas, estão mandando nas eleições. O brasileiro gosta de apostar e acaba votando no candidato que está vencendo”, argumentou Prestes Mattar.