Trabalho escolar vira ação contra prefeito

Um trabalho escolar de alunos do 1.º ano do ensino médio da Escola Estadual João XXIII, de Janiópolis, resultou em ação civil pública contra o atual e o ex-prefeito da cidade, Jair Detofol e Avelino Bortolini, respectivamente. A ação, por ato de improbidade administrativa, foi apresentada ontem, pela Promotoria de Justiça de Campo Mourão, responsável pela comarca.

Os estudantes realizaram em 2001 uma pesquisa com o tema “Como se deve tratar o Patrimônio Público”. Acabaram descobrindo diversas ilegalidades em relação ao uso indevido de bem público.

Essas informações foram levadas ao Ministério Público, que abriu inquérito civil para apurar os fatos resultando na ação proposta, que trata da cessão indevida de um terreno do município para uma auto-escola e do pagamento de contas particulares.

“A iniciativa desses alunos e professores deve servir de exemplo, de estímulo a trabalhos semelhantes em outras escolas, de conscientização de todos a respeito de seus direitos e da gestão de suas cidades”, afirmou o promotor de justiça Marcos José Porto Soares, responsável pela medida.

A empresa Centro de Formação de Condutores Souza também é citada na ação. Uma eventual condenação por improbidade pode resultar em sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e multa.