Tito Zeglin é prefeito de Curitiba até domingo

O vereador Tito Zeglin (PDT), será prefeito interino de Curitiba nesta semana. Sem vice-prefeito desde março deste ano, quando Beto Richa (PSDB) renunciou para disputar o governo do Estado, a prefeitura da capital ficará nas mãos de um vereador sempre que o prefeito Luciano Ducci (PSB) se ausentar.

Ducci passará a semana na Itália, onde participa do Fórum Internacional sobre Patrimônio Cultural e Paisagem Urbana, em Florença. Seu sucessor imediato, o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), também viajará no período e, assim, a prefeitura ficará com o vice-presidente do Legislativo, até domingo, data do retorno de Ducci.

Zeglin disse estar ansioso para iniciar sua semana como prefeito e revelou ter uma agenda “interessante” já deixada por Ducci, com o acompanhamento de obras de pavimentação e recuperação de rios na cidade.

Organizado pelo instituto italiano The European House – Ambrosetti, o fórum de Florença terá participação de autoridades e especialistas de vários países, como os ministros da Cultura da Itália, da Bulgária, da Hungria e do Bahrain; dos prefeitos de Barcelona, Boston e de Florença; de diretores de museus importantes, como o Museu de Arte Moderna de Nova York, Museu do Patrimônio da Rússia, Museu de Antiguidades do Cairo, e Museu Metropolitano de Nova York.

Ducci fará palestra na quinta-feira, quando falará da experiência de Curitiba como cidade sustentável, destacando que o investimento em paisagem urbana e meio ambiente pode trazer vantagens econômicas e desenvolvimento para a cidade.

“A sustentabilidade é somente uma ideia até que seja colocada em prática e adotada pela população. Para isso, são necessárias ações. Por isso, Curitiba busca soluções inovadoras e criativas, financeiramente viáveis e, principalmente, que envolvam a comunidade”, disse.

Luciano Ducci falará também do programa de Biodiversidade Urbana – Biocidade, lançado em 2007. “O Biocidade foi o passo além na história do planejamento urbano e ambiental da cidade, e veio para aperfeiçoar as boas práticas ambientais e urbanas consolidadas em Curitiba”, diz o prefeito.

Da Itália, o prefeito seguirá para a Cidade do México, capital mexicana, onde participará domingo da Cúpula Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas, bem como da apresentação do Green Index Latin America (Índice Verde América Latina), um levantamento feito pela revista The Economist sobre a sustentabilidade em cidades da América Latina. Curitiba foi incluída no estudo. A convite da The European House – Ambrosetti, a repórter Luciana Cristo de O Estado do Paraná acompanhará o fórum em Florença.

Zé no comando

Luciana Cristo

Enquanto o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB) e o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB) estarão em viagens ao exterior, o Legislativo municipal ficará sob o comando do vereador Zé Maria (PPS).

Segundo vice-presidente da Casa, Zé Maria ficará no posto por uma semana, enquanto o primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PPS) exercerá, interinamente, a prefeitura da capital. Zé Maria começa hoje oficialmente a presidir a Casa, mas na última sexta-feira já tinha assumido algumas atribuições do cargo.

Na ocasião, o vereador recebeu uma comitiva da associação Friendship Force vinda de Ottawa, entidade cultural que promove intercâmbios mundo afora. Zé Maria explicou aspectos do trabalho de inclusão social e amparo das escolas especializadas da rede municipal de ensino e instituições particulares que possuem convênio com a prefeitura de Curitiba.