'Novo Governo'

Temer já sonha com ministério e chama Serra para a Saúde e Armínio Fraga para a Fazenda

No melhor estilo “rei morto, rei posto”, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) já articula à vontade o ministério do seu eventual governo. A aposta é tão certeira de que a presidente Dilma Rousseff será apeada do poder pelo via do impeachment, cuja votação acontece no próximo domingo (17), que o vice já ventila nomes para as principais pastas.

Segundo o jornal O Globo, Temer que trazer o senador José Serra (PSDB), para comandar o Ministério da Saúde. No Ministério da Fazenda, a escolha do peemedebista recai sobre o economista Armínio Fraga. Ambos já passaram pelo governo. Serra, inclusive, já foi ministro da Saúde e Fraga comandou o Banco Central.

José Serra já foi ministro da Saúde durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1998. Na sua gestão o programa de prevenção e tratamento da aids que se tornou referência no mundo inteiro. Armínio Fraga também integrou o governo de Fernando Henrique como presidente do Banco Central. 

Além dessas sondagens, Temer já está deixando que pretende enxugar drasticamente o número de ministérios. Cairia dos atuais 31 para 20, extinguindo praticamente todas as secretarias especiais. A tesoura do vice também mira os cargos em comissão. A ideia é reduzir sensivelmente os 22 mil cargos comissionados espalhados pela Esplanada.

Voltar ao topo