Sucessão ganha espaço no interior

Mais de 900 pessoas compareceram ao almoço de confraternização promovido pelo deputado Plauto Guimarães (PFL) no último sábado, em Ponta Grossa, reunindo prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e lideranças políticas da região. O evento serviu também para que o anfitrião ?convocasse? o senador Osmar Dias (PDT), o convidado de honra do evento, a aceitar a candidatura ao Palácio Iguaçu em 2006.

Dias falou sobre sua expectativa de manter a aliança que foi vitoriosa em várias cidades paranaenses no ano passado, que inclui PDT, PSDB, PFL e PP, e de oferecer ?uma alternativa ao Paraná?, mas evitou colocar-se como pré-candidato: ?Meu nome está à disposição, mas quem vai decidir sobre a candidatura são os partidos?. Descartou a possibilidade de disputar uma eleição contra o irmão, o também senador Álvaro Dias (PSDB), lembrando que um sempre apoiou o outro. Garantiu que haverá um entendimento para que somem forças mais uma vez, mas deixou entrever que espera esse entendimento em torno de seu nome ao falar em renovação, a tônica do discurso de seu grupo e dos que o apoiam.

Presente ao encontro, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, considerou prematuro falar em nomes neste momento, mas considerou possível uma aliança com o PDT tendo Osmar Dias como candidato ao governo: ?Temos afinidade ideológica com o senador, que também nos auxiliou na eleição em Curitiba?. O senador pedetista apoiou os candidatos tucanos a prefeito em 2004, entre eles o de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau, que também prestigiou o encontro, além do prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli (PP), do deputado federal Eduardo Sciarra e do deputado estadual Durval Amaral.

Este foi o primeiro de uma série de encontros que o grupo pretende fazer em todo o Estado discutindo a apresentação de um projeto alternativo para o Paraná e o lançamento de candidaturas para o ano que vem. (Scp)

Voltar ao topo