Stica defende mudança na Graciosa

Em meio à polêmica que envolve a instalação do pedágio no Km 61 da BR-116, no trecho que liga Curitiba à São Paulo, prejudicando os turistas que descem ao litoral pela estrada da Graciosa, o deputado estadual Natálio Stica (PT) apresentou um projeto ao governo do Estado de uma Estrada Parque. Em seu projeto, Stica apresenta uma reforma e revitalização de um trecho da estrada da Graciosa que não está sendo explorada.

O trecho em questão é o da alça do Contorno Leste em Quatro Barras, até onde hoje já tem condição de tráfego no alto da serra. "A Graciosa corre quase em paralelo à BR-116 nesse trecho, isso significaria refazer toda a estrada da Graciosa", diz Stica. O projeto restauraria 20km com no máximo 7m de largura, com pontos para os turistas pararem e apreciarem a natureza e a história da região. Ainda segundo o deputado, com esse projeto o turista não precisaria pagar pedágio para trafegar pela Estrada da Graciosa e junto valorizaria o município de Quatro Barras. "Apresentei o projeto ao governador Roberto Requião, que já pediu estudos sobre o tema. Agora é organizar a comunidade para cobrarmos a implantação da Estrada Parque da Graciosa", afirma Stica.

Dois Pedágios

Na audiência pública realizada no Cietep na última quinta-feira, dia 23, Stica conversou com técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre a instalação das praças de pedágio nas rodovias do Paraná, afirmando que o maior erro da proposta seria penalizar Guaratuba, instalando na rodovia BR-376 duas praças de pedágio, uma no estado do Paraná e outra no quilômetro dois, em Santa Catarina.

O turista que sair de Curitiba para Guaratuba ou mesmo para Itapoá, no litoral catarinense, seria penalizado com dois pedágios. O deputado Stica informou que conseguiu um compromisso da ANTT, de que a agência irá rever a questão no intuito de instalar a praça de pedágio após o município de Garuva, corrigindo o problema. 

Voltar ao topo