Stephanes finalmente no Ministério da Agricultura

O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR), ex-ministro da Previdência, saiu ontem, no início da noite, de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, e relatou que foi convidado pelo presidente e aceitou assumir o cargo de ministro da Agricultura. Stephanes tomará posse hoje, às 10 horas, em solenidade no Planalto.

Em conversa com jornalistas após o encontro com Lula, Stephanes minimizou as resistências da bancada ruralista ao seu nome. "Eu tenho a disposição do diálogo e da conversa. Estou tranqüilo", disse. Sobre o fato de ter sido ministro da Previdência, motivo de crítica dos ruralistas, por se tratar de uma área sem relação direta com a agricultura, o deputado disse: "Aquilo foi quase um acidente de percurso. Minha origem é a agricultura.

Stephanes negou que sua indicação para o cargo tenha sido apadrinhada pelo governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB). "Eu não sou ministro do Paraná", disse.

Embrapa

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), que participou da audiência com Lula, contou que o presidente "falou muito bem" do atual presidente da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Sílvio Crestana, e recomendou a Stephanes sua manutenção.

Temer relatou, ainda, que Lula disse ter escolhido Stephanes pelo currículo dele. "Você tem um passado administrativo confiável. Tenho certeza de que, na Agricultura, vai obter os mesmos resultados que conseguiu em cargos anteriores." Segundo Temer, Lula fez elogios também ao ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

Voltar ao topo