Legislativo

Rossoni substitui todos diretores da Assembleia

A substituição dos titulares dos oito cargos de direção da Assembleia Legislativa foi uma das primeiras medidas do novo presidente, deputado Valdir Rossoni (PSDB), eleito anteontem com a promessa de promover mudanças radicais na administração da Casa.

Rossoni convidou alguns profissionais que atuaram em governos anteriores e na iniciativa privada para assumir as funções que, nos últimos trinta anos, eram ocupadas por funcionários do Legislativo, comissionados ou do quadro de servidores efetivos.

O novo diretor geral, Benoni Constante Manfrin, é um antigo colaborador do grupo político de Rossoni, mas estava trabalhando na iniciativa privada desde 2003. Seu último emprego público foi como secretário de governo do ex-prefeito de Curitiba e atual secretário do Planejamento Cássio Taniguchi (DEM). Manfrin já se reuniu ontem com técnicos da Fundação Getúlio Vargas para discutir com a instituição como reformular o quadro de servidores.

Cerca de trezentos comissionados foram exonerados anteontem pelo ex-presidente Nelson Justus (DEM) e receberam ordens para aguardar, em casa, uma possível reconvocação, que dependerá de um novo recadastramento de servidores.

No ano passado, foram realizados dois recadastramentos. A nova Mesa Executiva pretende fazer mais um envolvendo servidores efetivos e aposentados, para verificar se haverá necessidade de recontratação de comissionados ou se o quadro de carreira dará conta das tarefas administrativas.

Do resultado desse recadastramento também depende a decisão da Mesa sobre a abertura de concurso público para preenchimento de vagas. “Só depois que for feito o recadastramento é que saberemos quais serão as necessidades”, disse o novo diretor geral.

O presidente da Assembleia Legislativa disse que as medidas devem ser vistas com tranquilidade pelos funcionários que realizam regularmente suas atividades. “Os que trabalham estão entrando na porta do céu. Os que não trabalham e não comparecem estão à beira do precipício”, disse.

Os novos diretores nomeados ontem foram: Luiz Carlos Caldas (Procurador Geral), Lucilia Felicidade Dias (Assistência ao Plenário), Mauro Ribeiro Borges (Diretor Legislativo), Sérgio Brun (Diretor Financeiro), Bruno Perozin Garofani (Diretor de Pessoal), Altair Daru (Diretor Administrativo), Cleber Augusto Cavalli (Diretor de Apoio Técnico).

Na coordenação da Divulgação assumiu o jornalista Hudson José. Para seu gabinete na presidência da Casa, Rossoni chamou Eduardo Paim (chefe de gabinete), Gerson Nunes da Silva (assessor), Lydia Montani (secretária geral), Sonia Bettina Maschke (assessora de comunicação) e ainda os procuradores Pedro de Noronha da Costa Bispo e Fábio Bertoli Esmanhotto.

Além de trocar toda a diretoria, Rossoni também anunciou o fechamento da Gráfica da Assembleia Legislativa, onde eram impressos os diários oficiais. O novo presidente disse que irá adquirir um equipamento moderno que fará a impressão dos documentos oficiais com mais rapidez e que será operada por apenas um funcionário.