Richa anuncia Plano de Ação para os primeiros 180 dias de governo

bricha010105.jpg

Richa: compromisso
com a transparência.

Beto Richa (PSDB), que substitui Cassio Taniguchi (PFL) na Prefeitura de Curitiba, elegeu algumas prioridades para o início da gestão: a prorrogação do prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20% até o dia 21 de janeiro, a sinalização dos radares para acabar com os chamados "radares-arapuca", a redução do preço da passagem de ônibus, a realização de audiências públicas e a presença permanente da Prefeitura nos bairros da capital.

Em seu discurso de campanha ele defendeu sempre a aproximação entre o prefeito e a sociedade, o que possibilitaria, em seu entender, um conhecimento maior das demandas e mais agilidade em seu atendimento. E prometeu a máxima transparência nas ações administrativas.

Algumas medidas praticas, principalmente voltadas à area da saúde, estão contidas no Plano de Ação para os primeiros 180 dias da administração, e contemplam um mutirão para diminuir o gargalo nas consultas especializadas, a retomada de obras de unidades de atendimento 24 horas, a formatação do programa comunidade-escola ou a implementação do Perto de Você, programa que prevê pequenas obras em bairros. Seu conteúdo será anunciado hoje, mas o prefeito já avisou que vai ser um conjunto de medidas envolvendo todas as secretárias, com ênfase para as questões sociais, as demandas da saúde, educação e segurança.

Em busca da redução da tarifa do transporte coletivo, ele já lidera um movimento junto a outros prefeitos de capitais visando desonerar os impostos federais que incidem sobre a passagem e o óleo diesel.

Propostas

No projeto que apresentou para a cidade Richa prevê, no setor de turismo, a criação da Secretaria Extraordinária de Turismo, o Passaporte Curitibano, para desenvolver potencialidades do município na área e, ao mesmo tempo, gerar empregos. Também pretende desenvolver, já no início da gestão, o programa Cidade do Conhecimento, que implementará medidas para possibilitar o acesso ao conhecimento pelo uso intensivo das novas tecnologias da informação e comunicação, o que também atrairá empresas da indústria do conhecimento para Curitiba.

Os compromissos com o setor da saúde incluem a ampliação, reforma e construção de 25 unidades básicas de saúde, o reforço do Programa Saúde da Família, dobrando o número de equipes para atender pelo menos a metade da população. Outra proposta é ampliar o quadro de médicos com a contratação de mais 120 profissionais; a ampliação da oferta de consultas de especialidade com a instalação de mais quatro Centros Regionais de Especialidades nos bairros da Boa Vista, Pinheirinho, Portão e CIC, em parceria com universidades.

Também está prevista a implantação de 3 novas Unidades de Saúde 24 horas nos bairros da CIC, Cajuru e Pinheirinho .

A construção de Pré-Escolas para atender as crianças de quatro e cinco anos, que hoje não têm espaço adequado para o seu desenvolvimento, é uma das principais medidas apresentadas para a Educação. Aumentar o atendimento da Educação Infantil (0 a 3 anos – creche) de modo a absorver todas as crianças que estão na fila, com a construção e reforma de creches e a formação de parcerias com a sociedade; criar a Creche 12 horas, com atendimento das 7h às 19h, para que os pais possam deixar e recolher os filhos sem prejuízo de sua jornada de trabalho.

O Programa Comunidade Escola, que transforma as escolas em centro sociais da comunidade, está entre as várias providências contidas no plano de governo para a Educação.

Manter e ampliar a infra-estrutura de informática e de novas tecnologias de informação na Rede Municipal de Ensino para que as escolas tenham condições de gerar novas oportunidades de aprendizagem aos alunos, como a oferta de cursos em idiomas, é uma das formas propostas para agregar qualidade ao ensino público de primeiro grau.

Entre as ações sociais previstas pela nova gestão está a criação de um Centro de Referência da Família em cada Rua da Cidadania, e a construção de centros de convivência de idosos nas praças e escolas. Um outro programa formulado para a terceira idade é a abertura de Centros-Dia para atendimento a idosos com necessidades especiais, que funcionariam como uma espécie de creche, instalados próximos das Unidades de Saúde.

Para a segurança, o programa de Beto prevê a ampliação do efetivo da Guarda Municipal e o aperfeiçoamento de sua formação; a integração da Guarda Municipal com as policias Civil e Militar, do Diretran e da Guarda Municipal; levar aos aglomerados urbanos estruturas que permitam o acesso a energia elétrica (iluminação das ruas), água tratada e outros serviços públicos essenciais, o remanejamento de famílias residentes em áreas de risco, com programas de habitação popular; ampliar o monitoramento eletrônico com a instalação de câmeras de vídeo em regiões de risco e elevados índices de criminalidade; estabelecer horários de funcionamento de bares e congêneres, entre outras medidas.

Voltar ao topo