Requião se reúne com Sarney

O governador Roberto Requião participa hoje em Brasília da reunião do chamado grupo autêntico do PMDB, que está alinhado ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Requião já está em Brasília desde ontem à noite, quando participou de uma reunião com o senador José Sarney, que conseguiu unir as duas alas do partido-a dos aliados de Lula e o grupo do atual presidente do PMDB, Michel Temer – em torno de sua candidatura à presidência do Senado.

Hoje, o governador participa de uma reunião com as lideranças peemedebistas alinhadas ao governo para discutir a escolha dos líderes dos partidos na Câmara e Senado e também a representação do partido na chapa encabeçada pelo deputado petista João Paulo Cunha. A ala a que pertence Requião pretende articular indicações de nomes ligados aos autênticos para os cargos.

A assessoria de Requião disse que o governador vai defender uma linha de conciliação com o grupo de Temer. Requião está trabalhando por um consenso e não pelo enfrentamento entre as duas alas, informou a assessoria.

Ainda na reunião de hoje, o grupo vai discutir se mantém a convenção extraordinária, marcada para o dia 16 de fevereiro. O indicativo de data da convenção foi aprovado em reunião realizada em Curitiba, no início do mês, quando Sarney ainda não havia fechado o acordo que garantiu sua candidatura ao Senado. Originalmente, a convenção seria o primeiro passo para tentar abreviar o mandato de Temer na direção do partido.

A disposição de troca do comando do partido não mudou. Requião continua sustentando que a cúpula atual, que apoiou a candidatura de José Serra à Presidência da República, deve ser afastar da direção e dar lugar ao grupo que apoiou Lula. O grupo de Temer já trabalha a candidatura de Renan Calheiros à presidência do partido.

Voltar ao topo