Requião dá largada para “liquidar no primeiro turno”

O governador Roberto Requião (PMDB) deu largada ontem, em grande estilo, a partir de Londrina em videoconferência para 22 cidades-pólo do Estado, ao projeto de reeleição, que foi batizado de "confirmação". "Não é uma reeleição. É uma confirmação do tipo de política com enfoque em educação, saúde, transporte. É isso que estamos procurando, uma confirmação. Queremos liquidar no primeiro turno. Para retomar no dia seguinte e continuar nossos projetos", disse.

O lançamento oficial da campanha da coligação "Paraná Forte" (PMDB/PSC/PSDB) contou com a presença do candidato a vice, Hermas Brandão (PSDB). Cerca de seis mil pessoas estiveram presentes no evento, que aconteceu na Sociedade Rural de Londrina. Para Requião, o desafio é prosseguir desenvolvendo os programas da sua atual gestão, além de defender os interesses das empresas paranaenses na geração de empregos. "O Paraná é o Estado que nesses três anos e seis meses viu surgir, conforme registros do Ministério do Trabalho, 322.690 empregos formais e 150 mil novas empresas porque a tributação foi aliviada dos pequenos", declarou.

Requião destacou também os programas sociais e ambientais que o Estado realiza e os investimentos feitos em educação, saúde, segurança, transportes. Na saúde, o governador apontou para o compromisso de continuar no avanço da qualidade do serviço público. Ele lembrou dos investimentos na construção de 23 novos hospitais.

Na área de educação, o governador disse que pretende tornar o ensino médio paranaense o melhor do país, assim como a remuneração dos professores. "Não estou dizendo que vou ceder ao bate-pé corporativo. Não estamos assumindo compromissos sindicais em cima de índices fictícios?, afirmou o governador, ao explicar que investimentos em aperfeiçoamento do quadro docente já vêm sendo feitos pelo Estado. "Mandei para a Assembléia Legislativa uma proposta de emenda constitucional, elevando a despesa obrigatória da educação do Paraná, de 25% para 30%", rememorou o governador.

Requião fez questão de mencionar que a luta contra o pedágio continua. "O pedágio é a nossa guerra. E as concessionárias não perdem por esperar, agora que as ações começam a ser discutidas na esfera estadual", afirmou. "Mostramos que não precisamos de pedágio porque estamos recuperando cada metro de estrada do Paraná sem emprestar dinheiro do exterior, com dinheiro do próprio tesouro e sem colocar pedágio que encarece o preço das mercadorias, sacrifica o produtor e danifica a economia do estado do Paraná", disse o governador, lembrando que o Estado consertou 95% das estradas paranaenses.

Coligação

O governador reconheceu a importância de seus aliados nas ações que realiza. "Nunca conseguimos avançar sozinhos, a nossa aliança com o PSDB, com Hermas Brandão, foi fundamental", disse Requião, ao lembrar que a aliança com o PT em outros tempos também foi importante. Segundo o governador, o PMDB e o PSDB estão sendo tratados como aliados, num momento difícil que é partilhado pelos partidos, que buscam a confirmação da aliança pela Justiça Eleitoral.

Militantes assistem ao lançamento

Em Curitiba, os militantes se reuniram na Sociedade Vasco da Gama para assistir ao lançamento oficial da campanha de reeleição do governo de Requião. Segundo o presidente do diretório do PMDB de Curitiba, Doático Santos, cerca de três mil pessoas assistiram ao pronunciamento na capital e aproximadamente 30 mil em todo o Estado. Depois do pronunciamento, os militantes saíram em carreata para o centro da cidade.

Nos últimos dois dias foram distribuídos 30 mil jornais da campanha de reeleição de Requião e, de acordo com Doático, o número de exemplares entregues à população deve hoje chegar a 100 mil. Dóatico diz que o jornal traz algumas das realizações do governador Requião nos últimos três anos e meio. Segundo ele, o trabalho de distribuição está sendo feito pelos 7.500 militantes inscritos no partido. "Mas ainda estamos cadastrando a militância e temos a meta de chegar a dez mil", disse.

O presidente do PMDB de Curitiba afirma que a campanha de Requião vai agora definitivamente para as ruas. "Na terça-feira vamos fazer uma chamada geral na praça Rui Barbosa às 17h e na quinta-feira, na praça Tiradentes. No próximo sábado, dia 22, iremos instalar a campanha de forma definitiva na Boca Maldita", informou.

Voltar ao topo