Protesto

Requião bate-boca com manifestantes em Londrina

O governador Roberto Requião (PMDB) e moradores do loteamento Chácara São Miguel, em Londrina, protagonizaram um bate-boca na manhã desta quinta-feira (21), por conta da construção da Estação de Tratamento Esperança (ETE). O governador compareceu ao local para assinar contratos de financiamento para obras da rede de água e esgoto na cidade.

Os moradores protestam desde quarta-feira (20) contra a construção da ETE no local escolhido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). De acordo com o advogado da associação de moradores e da organização não-governamental Meio Ambiente Equilibrado (MAE), Camillo Vianna, o governador agiu de maneira intransigente. “Ele não se importou com os moradores e chegou, inclusive, a agir com agressividade”.

Segundo Vianna, a manifestação é legítima, pois está de acordo com uma lei municipal que proíbe obras deste porte a menos de 5 mil metros de áreas urbanas. Entretanto, o governador afirmou que manterá o calendário das obras e disse que a saúde é mais importante que protestos.

Entre outros pontos, os manifestantes argumentam que a obra pode prejudicar a produção de agricultores, além de causar mal cheiro.