PTB não quer ceder vaga de Martinez ao PMDB

O suplente de deputado Airton Roveda (PMDB) assumirá a vaga do deputado federal José Carlos Martinez, na Câmara Federal. Ontem, a direção estadual do PTB fez um apelo público a Roveda para que retorne ao PTB, de onde saiu há duas semanas para ingressar no partido do governador Roberto Requião.

O presidente estadual do PTB, deputado federal Iris Simões, disse que a cadeira de Martinez tem uma carga simbólica para a sigla e que há um constrangimento geral na bancada federal com o fato de outro partido herdar o lugar do deputado, morto em um acidente de avião no sábado passado.

Um grupo de quarenta deputados federais e estaduais do PTB de todo o Brasil estava em Curitiba ontem, aguardando o resgate do corpo de Martinez. Informalmente, de acordo com o presidente do diretório regional, há um consenso de que a presidência nacional do PTB deva ser ocupada com o deputado federal Roberto Jefferson. “Mas só na semana que vem é que nós vamos definir isso”, afirmou Iris. Nos bastidores, a informação é que para ser o novo presidente do partido, Jefferson terá que deixar a liderança do partido na Câmara. Um setor do PTB não aceita que ele acumule os dois cargos.

Quanto a Roveda, o presidente do diretório regional disse que, legalmente, não há nada que o partido possa fazer para recuperar a vaga, mas afirmou que aposta no “companheirismo e compreensão” do deputado. “Ele era nosso companheiro até duas semanas atrás. A vaga do nosso presidente é emblemática e ele como amigo e companheiro sabe disso. Deputados do nosso partido no país inteiro não aceitam que vaga do homem que construiu um partido tão grande como o nosso vá parar nas mãos de outro partido”, disse Iris. O presidente do diretório estadual relatou que até ontem às 17h, Roveda ainda não havia entrado em contato com o PTB. “Vai ver ele nem sabe que o Martinez está morto. Pode ser que ele esteja em algum lugar sem telefone, televisão, completamente isolado”, ironizou.

Abalado

Roveda trocou o PTB pelo PMDB para se candidatar a prefeito de União da Vitória no próximo ano. Ele disse a O Estado que não tinha condições emocionais de responder ao convite de retorno do PTB. “Estou em estado de choque. O Martinez era meu amigo do coração. Quando deixei o partido, conversei e expliquei tudo para ele, que quero concorrer a prefeito. Ele entendeu”, justificou.

Câmara e AL suspendem sessões

A Câmara Federal suspendeu sua agenda até amanhã em sinal de luto pela morte do presidente nacional do PTB, deputado José Carlos Martinez, no sábado, quando o avião monomotor em que viajava caiu no litoral do Paraná. O presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, divulgou nota lamentando a morte do parlamentar: “A morte prematura do grande companheiro é inestimável perda não apenas para o PTB – que presidia com tanta competência – e para o Estado do Paraná, mas para toda a política brasileira. Somos testemunha do trabalho do saudoso colega no momento histórico que hoje vivemos na Câmara dos Deputados, quando todos nos empenhamos em assegurar ao Brasil as condições para o desenvolvimento econômico e a prosperidade social a que temos direito”, afirma Cunha.

Também a Assembléia Legislativa, onde o corpo do parlamentar será velado, decidiu suspender a sessão de hoje. Na de ontem, vários deputados ocuparam a tribuna durante o horário das lideranças para homenagear o deputado. Em nota oficial, a Mesa Executiva externou “profundo pesar pelo prematuro e trágico desaparecimento do deputado federal José Carlos Martinez e de seus companheiros de vôo. O acidente que vitimou o presidente nacional do PTB deixa uma lacuna na vida política do Paraná e do Brasil”.

Manifestações

O PMDB do Paraná também manifestou publicamente seu pesar pela morte de Martinez, que já pertenceu aos quadros do partido, e solidarizou-se com a família do parlamentar: “Cabe destacar o trabalho de Martinez na presidência nacional do PTB, que fez dele o primeiro político radicado no Paraná a presidir nacionalmente um partido brasileiro. Na área de comunicação, José Carlos Martinez também teve trabalho de relevo, transformando a CNT na primeira rede nacional de televisão com sede no Paraná”, diz a nota do PMDB.

A diretoria da Associação dos Municípios do Paraná, em nome dos 399 prefeitos do Estado, destacou que Martinez exerceu papel de destaque em defesa da causa municipalista durante a discussão das reformas tributária e da previdência:”A morte de José Carlos Martinez é uma perda irreparável não apenas por tudo o que o deputado significou para o conjunto dos municípios do nosso Estado, mas para todo o Paraná, já que o petebista era um defensor intransigente da causa paranista.

O presidente regional do PL, deputado federal Oliveira Filho, referiu-se a Martinez como “um exemplo, um parlamentar que vai fazer muita falta no Paraná e em Brasília. Um homem íntegro. É lamentável assistir a esta tragédia”.

O senador Álvaro Dias (PSDB) homenageou na tribuna do Senado, as mortes, numa única semana, do presidente do PTB e do ex-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, José Carlos Gomes de Carvalho: “Jamais conheci alguém com o mesmo entusiasmo dele na tarefa de articular forças e reunir os contrários na busca dos objetivos comuns”, observou o senador, lembrando também a contribuição de Carvalhinho como secretário de Indústria e Comércio de sua gestão no Paraná de 1987 a 1991.

Martinez ele qualificou como “um símbolo de dinamismo, figura polêmica, de muitos amigos e inimigos. Que procurou na sua trajetória política agir com entusiasmo de iniciante a cada momento. Deve ser reconhecido pela sua capacidade de articular e liderar e prova disso é que transformou um pequeno partido num partido de força”, observou.

O PFL, através de seu presidente, deputado Abelardo Lupion, registrou moção de pesar e solidariedade a família Martinez e a admiração “por todos estes anos que José Carlos Martinez dedicou à política paranaense e principalmente pelo relacionamento político respeitoso que sempre manteve com outras siglas partidárias”.

O senador Osmar Dias (PDT) encaminhou na sessão de ontem do Senado, requerimento de pesar pela morte de seu suplente, José Carlos Gomes de Carvalho, lembrando sua ativa participação na campanha eleitoral do ano passado, e estendeu a homenagem ao deputado federal José Carlos Martinez.

Reuniões das comissões também foram suspensas

Brasília

(AG) – A Câmara e o Senado prestaram homenagens póstumas ontem ao presidente nacional do PTB, José Carlos Martinez, morto em acidente aéreo. A sessão chegou a ser aberta, mas a pedido do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), foi encerrada. A maioria das comissões também não funcionará nesta terça-feira. Os trabalhos só serão retomados amanhã, com uma sessão solene às 9h30 em homenagem aos 15 anos da Constituição e uma extraordinária deliberativa a partir das 11h30.

No Senado, antes de a sessão ser suspensa, o plenário aprovou requerimento de pesar e senadores lamentaram o trágico acidente aéreo que vitimou o deputado paranaense. Falando em nome do PT, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lamentou a morte do parlamentar paranaense e lembrou que Martinez sustentou a candidatura de Ciro Gomes no primeiro turno das últimas eleições e teve papel decisivo para a entrada do PTB na base aliada do governo já no segundo turno das eleições:.”Muitas vezes houve divergências entre PT e PTB, mas é necessário observar que houve aproximação entre os partidos quando José Carlos Martinez decidiu estar na base de sustentação da campanha eleitoral do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva” – disse Suplicy.

Carvalhinho

Os senadores também lamentaram o falecimento de José Carlos Gomes de Carvalho, suplente do senador Osmar Dias (PDT-PR), e de Anfrísio Fonseca de Siqueira, presidente da “Boca Maldita”, instituição do Paraná.

Voltar ao topo