PTB e PT sinalizam para aliança em Curitiba

O PTB e o PT manifestaram ontem publicamente a intenção de fechar uma aliança para a sucessão municipal em Curitiba. O pré-candidato do PT à Prefeitura de Curitiba, deputado estadual Ângelo Vanhoni, fez um convite para que o PTB se junte ao PT e ao PMDB no projeto que visa derrotar o grupo do prefeito Cassio Taniguchi (PFL).

O chamado de Vanhoni foi feito durante o encontro estadual do PTB realizado no Restaurante Madalosso, com a presença do presidente nacional do partido, deputado Roberto Jefferson (RJ).

O presidente estadual do PTB, deputado federal Íris Simões, comemorou a presença do pré-candidato petista no evento que reuniu cerca de 1.200 pessoas, entre lideranças e pré-candidatos às eleições de outubro. Sobre as conversas que as duas agremiações vêm mantendo em torno de uma aliança de oposições na capital, Íris disse que “continuamos no pé em que estávamos”. Ou seja, ainda há pontos dependendo de definições: “O PTB quer participar tanto da elaboração do plano de governo para Curitiba quanto de sua execução”, afirmou.

Ele acredita que os partidos chegarão a um entendimento, mas pondera que há um movimento entre petebistas do interior em defesa da candidatura própria na capital por acreditar que ela tenha reflexos importantes no processo eleitoral do interior, estimulando o lançamento de chapas completas do partido nas principais cidades do Estado: “Companheiros do interior reclamam do tratamento que o PT dá ao PTB, dificultando o diálogo. Em função dessas dificuldades, o presidente nacional do PTB pediu que refletíssemos um pouco, e é o que faremos, enquanto continuamos as conversas”, observou Simões, acrescentando que em abril dá início a uma intensa agenda de contatos nos municípios, para tratar da estratégia eleitoral e da definição de candidaturas em todo o Estado.

Conclusão

Vanhoni disse que os dois partidos estão em pleno processo de negociações e que espera por uma conclusão favorável ao projeto de união das oposições: “O PT está discutindo esta aliança, o PTB também, assim como o PMDB. O que eu disse no encontro foi que o PTB tem sido muito importante no projeto do PT no governo federal e que pode ser também em Curitiba, uma cidade que precisa de um salto de qualidade em direção a uma gestão pública que tenha as pessoas como centro das preocupações”.

Sobre as resistências que existem em setores do PT a uma aproximação com o PTB, Vanhoni comentou que sua postura como candidato permanece a mesma, que é a de defender a aliança com os petebistas: “A minha posição já é pública. Eu desejo uma aliança com todos os partidos que dão sustentação aos governos Requião e Lula”, resumiu. Na costura das alianças, o PT vai buscar também uma reaproximação com o PL. Vanhoni informou que na próxima segunda-feira se reúne com o deputado estadual Mauro Moraes, pré-candidato do PL à Prefeitura de Curitiba.

Voltar ao topo