Seria domingo...

PSDB cancela oficialmente convenção municipal em Curitiba

O PSDB cancelou oficialmente a convenção municipal em Curitiba, marcada para o próximo domingo. Em nota conjunta, assinada pelo presidente estadual do partido, Valdir Rossoni, e pelo presidente municipal da legenda na capital, vereador João Cláudio Derosso, o partido informa que, até a definição de um novo comando para o diretório municipal, “as diretrizes partidárias serão determinadas pelo Diretório Estadual”.

A nota informa, ainda, que o atual presidente municipal do partido integrará a nova comissão executiva estadual, que será eleita, em chapa única em convenção marcada para o dia 17 de abril. O governador Beto Richa será o novo presidente estadual tucano.

“Conversamos e chegamos à conclusão de que domingo era muito cedo, que ainda temos de dialogar bastante para chegar a uma decisão conjunta. Então, para evitar uma intervenção, com a nomeação de uma provisória com nomes que poderiam não agradar a alguns setores, chegou-se a essa decisão”, disse Derosso.

Ele explicou que o diretório municipal será comandado pela executiva estadual até ser marcada uma nova convenção em Curitiba ou a nomeação de uma provisória de consenso. “Pode ser que até a convenção estadual, daqui a um mês, já tenhamos essa definição”, disse.

Derosso defende que o partido não feche questão sobre candidatura própria ou coligação até a convenção de junho do ano que vem, que o instrumento legal para a definição de coligações e o lançamento de candidaturas. Mas o principal pré-candidato do partido, ex-deputado federal Gustavo Fruet, não pode esperar tanto assim, pois, se precisar mudar de partido para disputar a eleição, precisa fazer isso antes de outubro deste ano, já que os candidatos precisam estar há mais de um ano no partido para serem elegíveis. “Mesmo assim, até outubro, temos mais sete meses pra conversar. Não precisamos decidir nada agora”, reforçou Derosso.

O vereador salientou, ainda, que mesmo com o cancelamento da convenção de domingo, a eleição das zonais (a maioria será comandada por vereadores), realizada há duas semanas está mantida e serão esses eleitos que votarão na convenção do ano que vem.

“Mas não quer dizer que já se tenha uma posição fechada. O que é certo em política hoje pode não ser daqui a um ano. O PSDB é democrático e prioriza o diálogo. Em 2004 foram as zonais que bateram na casa do Beto Richa para convencê-lo a disputar a prefeitura”, comentou, contestando o argumento de que os novos presidentes das zonais têm preferência pelo apoio à reeleição de Luciano Ducci (PSB).

Leia mais

Gustavo diz que cancelamento interrompe “tentativa de asfixia”