14,4 QUILÔMETROS

Primeiro fruto da negociação com pedageiras: governo anuncia duplicação da BR-277 no Oeste

O governador Beto Richa anunciou, nesta quinta-feira, a duplicação do trecho de 14,4 quilômetros da BR-277, entre Matelândia e Medianeira, na região Oeste. Um termo de ajuste foi assinado entre o governo do Estado e a Concessionária Ecocataratas, em solenidade às margens da rodovia, e prevê, em até 40 dias, o início das obras de R$ 49,3 milhões. Também está em fase de projeto a duplicação dos outros 77 quilômetros da rodovia até Cascavel.

O anúncio é o primeiro resultado prático da negociação entre governo e concessionárias, iniciada pela gestão Beto Richa para tratar do pedágio no Estado. Se não conseguiu baixar as tarifas, consideradas das mais caras do Brasil, a negociação tem permitido, ao menos, a retomada de obras previstas nos contratos iniciais, mas retiradas em acordos passados.

“Esta obra é uma grande vitória para todos os paranaenses, fruto do diálogo, do entendimento e do respeito entre o governo do Estado e a concessionária que administra a rodovia. Estamos garantindo mais segurança e mobilidade para todos que utilizam esta rodovia”, disse o governador.

A duplicação ficará a cargo da Ecocataratas, seguindo as normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres. O trecho tem previsão de término em 540 dias e prevê a construção de trincheiras, vias marginais, viadutos e passarelas para pedestres. Os 14,4 quilômetros que serão duplicados compõem o setor mais crítico da ligação entre Medianeira e Cascavel.

Em entrevista a O Estado no final de semana, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho antecipou que, com o avanço das negociações, a retomada de algumas obras seria anunciada.

“O principal avanço é o diálogo aberto. Mesmo que não tenhamos nada concreto em termos de tarifa, vamos trazer obras de volta. Já vamos viabilizar algumas obras, como o contorno de Campo Largo, o de Mandaguari, a duplicação da 277, entre outras”, disse.

“Temos um importante canal de entendimento com este governo. A partir da conversa conseguimos rapidamente anunciar a duplicação deste trecho que tem grande fluxo de veículos pesados”, disse o superintendente da Ecocataratas, Evandro Couto Vianna.

A duplicação do trecho estava prevista no contrato original de pedágio, mas foi retirada em 2004 juntamente com outras obras, em um acordo para a redução em 30% no valor da tarifa.