Prazo para regularizar situação eleitoral está no fim

Eleitores que precisam regularizar a própria situação junto à Justiça Eleitoral devem se apressar. O prazo para fazer a regularização termina na próxima quarta-feira, dia 5.

Em Curitiba, para conseguir atender a todos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está funcionando em regime de plantão. De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. Nos sábados e domingos, das 9 às 17 horas.

“Temos 140 funcionários prestando atendimento. Em média, estamos recebendo 1.700 eleitores a cada dia. Porém, este número deve aumentar à medida que o prazo final for se aproximando. Aconselhamos as pessoas a não deixarem para procurar o TRE na última hora”, diz o subchefe da Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, Rogério Born.

No último dia 21, feriado de Tiradentes, quem procurou o TRE ficou entre duas e três horas na fila para conseguir fazer a regularização. Porém, Rogério informa que o tempo médio de espera tem sido de quarenta minutos.

Devem se regularizar pessoas que não têm título e querem votar este ano, pessoas que mudaram de cidade, eleitores que mudaram de endereço dentro da própria cidade e querem alterar o local de votação e quem está com o título eleitoral cancelado, tendo deixado de votar e justificar o voto nas últimas três eleições.

Em todos os casos, o eleitor deve comparecer ao TRE portando carteira de identidade original. Quem vai fazer o primeiro título também deve levar comprovante de endereço no próprio nome ou em nome de familiar datado dos últimos doze meses e certificado de alistamento militar (para homens).

Já quem vai fazer a transferência do título de um município para outro deve apresentar comprovante de endereço da residencial atual datado de 2009. Eleitores com título cancelado terão que pagar multa de R$ 3,51 por turno que deixou de votar.

Estes, se não regularizarem a situação, além de não participarem das eleições, ainda ficam impedidos de tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo na rede bancária oficial, tirar CPF e até mesmo receber salário (em caso de servidor público).

A regularização pode ser agilizada pela internet, através do site www.tse.jus.br, no qual se pode preencher uma ficha inicial. No prazo de cinco dias da inscrição no site, o eleitor deve ir pessoalmente ao cartório, com os documentos e o número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online em mãos.

No próximo dia 3 de outubro, 131 milhões de pessoas em todo país devem votar para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. O eleitorado paranaense é de cerca de 7 milhões de pessoas.