Pobres são prioridade, diz Requião

O governador Roberto Requião fez ontem um balanço dos dez meses de governo, enfatizando que sua opção preferencial é pelos pobres, pela inclusão social e pelo combate à miséria. “As coisas difíceis nós resolvemos neste primeiro ano. As impossíveis ficam para o ano que vem. Nós temos a obrigação de fazer no Paraná o melhor governo do Brasil”, disse.

Requião lembrou que R$ 320 milhões referentes a contratos de informática irregulares já foram cancelados desde o início do ano e que a dívida do Estado, que é de R$ 20,5 bilhões, impediu várias ações por parte do governo.

A isenção e redução de ICMS para pequenas e microempresas foram outras medidas importantes citadas por Requião.

Segundo o governador, na área de Educação as medidas adotadas até o momento visam recuperar a dignidade dos professores. Requião anunciou que o projeto para eleição de diretores com mandato imperativo será encaminhado para a Assembléia Legislativa nos próximos dias.

Requião garantiu que a Saúde terá um aumento de receita de 4% para 12% do orçamento para a área, e anunciou a compra de 200 ambulâncias e equipamentos de pronto-atendimento do Siate para os municípios com mais de 50 mil habitantes.

O programa “Luz Fraterna”, que isenta famílias de baixa renda do pagamento da conta de luz, desde que o consumo seja de até 100 kWh/mês, também foi citado por Requião. Além do “Luz Fraterna”, o programa “Leite das Crianças” também foi implantado neste ano e já atinge 50 municípios paranaenses, distribuindo gratuitamente um litro de leite por criança carente com seis meses a três anos e meio de idade.

A gratuidade ou a redução drástica do preço das tarifas de água para as famílias carentes também será definida em pouco tempo. Requião também anunciou que será lançado nos próximos dias o programa “Irrigação na Madrugada”, que proporcionará para o agricultor um desconto de até 70% na tarifa de luz que for usada para irrigação das lavouras entre 19h30 e 6h.

Voltar ao topo