PFL elege Lupion para o comando do diretório

O deputado federal Abelardo Lupion foi eleito ontem presidente estadual do PFL com 154 votos contra 64 recebidos pelo ex-secretário da Casa Civil Alceni Guerra. Lupion obteve 70,7% dos votos dos 218 delegados do partido que participaram da convenção, realizada no restaurante Madalosso em Curitiba. A eleição de Lupion significou a vitória do grupo de pefelistas que pretende manter distância do Palácio Iguaçu. Alceni defendia a aproximação do PFL ao governo estadual.

Após a apuração, Lupion fez um apelo pela unidade no partido. A convenção opôs os deputados estaduais, aliados a Lupion, e os prefeitos e ex-prefeitos do partido que apoiaram Alceni. Em seu discurso, o novo presidente do partido convocou o grupo do ex-secretário a se juntar à nova direção estadual. “Se houve divisão é porque há problemas. Precisamos unificar o partido”, afirmou.

Lupion disse ainda que passada a convenção, não há vencidos ou vencedores. “A responsabilidade de tocar o partido é de todos”, comentou.

Alceni, a princípio, não está receptivo à proposta de Lupion. Disse que poderá deixar o PFL. Prometeu anunciar sua decisão após os feriados de Páscoa. O ex-secretário afirmou que a linha do partido – de oposição ao governo estadual – torna desconfortável sua permanência. Ele está coordenando o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) a convite do governador Roberto Requião (PMDB). Alceni disse que não pretende abrir mão desse projeto e que a orientação do PFL, sob o comando de Lupion, pode atrapalhar seu trabalho.

O ex-secretário da Casa Civil de Jaime Lerner não teve o apoio do ex-governador. Lerner não integrou nenhuma das chapas, mas ao votar na convenção, não deixou dúvidas de que seu candidato foi Lupion. Lerner afirmou que acompanhou a posição dos deputados que deram sustentação ao seu governo.

Alceni chegou a questionar o ritual da convenção. Reclamou que somente pode fazer seu discurso duas horas depois de a votação começar. Mas o ex-secretário geral do partido, Élio Ruch, justificou que a convenção começou às nove horas porque a maioria dos delegados já estava presente à votação.

Lupion substitui João Elísio Ferraz de Campos na presidência do partido. Na próxima segunda-feira, o partido realiza uma nova reunião para escolher os ocupantes dos demais cargos da executiva estadual.

Voltar ao topo