Eleição

Pessuti articula chapa do PMDB à Assembleia

O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) vai se reunir com os deputados estaduais do partido na próxima segunda-feira, dia 10, para abrir as discussões sobre a formação da chapa de candidatos à Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano.

O tema é uma das prioridades do partido que tem dezoito deputados estaduais, todos candidatos em 2010, e que cobram uma estratégia eleitoral eficiente para assegurar o retorno na próxima legislatura.

Pré-candidato ao governo, a missão de Pessuti é convencer os deputados que a candidatura própria tem potencial para alavancar votos para a eleição proporcional, garantindo bons resultados tanto na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa como na Câmara dos Deputados. O presidente estadual do partido, Waldyr Pugliesi, segue essa lógica.

“Esta reunião é mais um passo na direção da construção da candidatura do Pessuti para o Governo do Estado”, comentou o presidente estadual do PMDB, que busca neutralizar as alas que vêem numa aliança com o PSDB na disputa para o governo um caminho mais fácil para sobreviver às eleições de 2010.

Pugliesi informou que foi criada uma comissão de deputados para tratar da eleição proporcional, formada pelos deputados Ademir Bier, Artagão Júnior e Cleiton Kielse.

“A comissão foi nomeada logo após a reunião com o Pessuti no mês passado. Os deputados terão como missão ir atrás daqueles filiados que querem se candidatar para uma cadeira na Assembleia no ano que vem”, informou o líder da bancada.

Em 2006 o PMDB elegeu 17 deputados estaduais. No ano passado o número de parlamentares chegou a 18, com o ingresso no partido do deputado Mário Roque, que deixou o PSB, partido pelo qual concorreu em 2006.

Pugliesi disse que a direção estadual está reforçando os contatos com os diretórios municipais do partido no estado para compor uma chapa competitiva de candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

O dirigente estadual do PMDB acredita que o caminho do partido para garantir uma chapa eleitoralmente forte é investir na candidatura do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) à sucessão estadual do próximo ano. Na Câmara dos Deputados, o PMDB do Paraná tem sete cadeiras.