PDT já prepara a sucessão estadual

Um ano depois das eleições de 2006, o PDT do Paraná está preparando seu primeiro encontro estadual no dia 1.º de dezembro, em Curitiba, onde o debate começa com as eleições municipais do próximo ano e termina com a sucessão estadual de 2010.

?Em 2006, eu não queria ser candidato. Acabei convocado. Agora, basta me convidar e eu já aceito?, disse o senador Osmar Dias, presidente estadual do partido, que está investindo desde já na estruturação do projeto.

A experiência de 2006 mostrou ao senador que ele precisa de uma base de apoio consolidada nas prefeituras e câmaras municipais. ?Nós vamos discutir as candidaturas a prefeito, mas também as candidaturas a vereador. Cinco ou seis vereadores a mais trabalhando com a gente e o resultado teria sido outro em 2006. Assim como se tivéssemos todos os nossos prefeitos na campanha?, afirmou o senador.

Como a participação dos prefeitos do PDT na campanha do ano passado ficou a desejar, a direção do partido quer garantir desde já a fidelidade dos eleitos de 2008, não apenas à candidatura ao governo como também às suas principais bandeiras. A próxima etapa da organização do partido para 2008 é a formação teórica de seus candidatos à disputa.

Eles vão receber orientações sobre o programa e propostas pedetistas em um ciclo de cursos e encontros regionais a partir do próximo mês. ?Nós queremos firmar o princípio da fidelidade partidária, que inclui também a fidelidade a nossas propostas?, comentou Osmar. Ele disse que propostas como a implantação da educação integral têm que estar nos programas de todos os candidatos pedetistas.

Para a disputa de 2010, o senador disse que sabe muito bem que existem outros pretendentes à candidatura ao governo. E que ninguém tem direito adquirido para ser candidato. Mas que o PDT não pode desistir do projeto que começou em 2006. ?Vamos retomar aquele projeto e discutir as mudanças necessárias?, disse o senador.

Aliados

O encontro do PDT será realizado no Círculo Militar do Paraná em Curitiba. E cada diretório dos 370 municípios onde o partido está organizado, a maioria em comissões provisórias, enviará um representante. Mas a direção estadual convidou também as lideranças dos principais partidos aliados na campanha eleitoral de 2006, como o PSDB, onde há pelo menos dois potenciais candidatos às eleições de 2010, o prefeito Beto Richa e o senador Alvaro Dias.

O tema sobre as alianças também entrará na pauta das discussões, mas para 2008. O PDT ainda não tem um mapa das alianças e das candidaturas próprias, mas em Curitiba tende a apoiar a reeleição de Beto Richa.

Voltar ao topo