Paranaenses entre os gazeteiros do Congresso

Nenhum dos 30 deputados federais paranaenses compareceu a 100% das sessões plenárias no primeiro semestre desta nova legislatura. Dos 513 deputados, apenas 10 tem 100% de presença nos 71 dias de sessões realizadas entre 1.º de fevereiro e 17 de julho, dia da última sessão antes do recesso parlamentar que teve início ontem, segundo levantamento do portal G1.  

Por outro lado, entre os 10 deputados com maior número de faltas sem justificativa, dois paranaenses aparecem na lista: Odílio Balbinotti (PMDB) e Ratinho Júnior (PSC). Odílio Balbinotti é o quinto nome da lista, com 18 faltas não justificadas (19 no total). O escritório do deputado em Maringá alegou que Balbinotti faz um trabalho forte na sua base, atendendo os cerca de 50 municípios da região de Maringá. Assim, passa muito tempo em viagens por tais cidades, ouvindo as reivindicações, reunindo-se com os prefeitos e repassando os recursos angariados do governo federal, tendo, às vezes, que se ausentar de Brasília.

Com 22 faltas, 15 não justificadas, Ratinho Júnior é o oitavo deputado que mais faltou nas sessões plenárias da Câmara. Sua assessoria informou que as sete faltas justificadas foram por causa de uma licença médica de uma cirurgia de septo nasal a que foi submetido. Quanto às faltas não justificada, a explicação é que, como membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, o deputado tem de faltar a algumas sessões para reuniões da comissão. ?Às vezes, ele está até na Câmara, mas não pode ir ao plenário por estar em reunião da comissão, que vem debatendo assuntos importantes, como a telefonia celular e a televisão digital?, disse seu assessor, Velozo Santos.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, rebateu insinuações de que o número de faltosos teria aumentado neste início de legislatura. ?Se há um número maior de faltas, é porque está havendo mais rigor. Não é verdade que está havendo mais faltas. Nesses primeiros meses a Câmara trabalhou muito acima da média?, disse à Agência Câmara. O deputado com maior número de faltas é Alberto Silva (PMDB-PI), com 37, sendo 19 não justificadas.

Mais assíduos

Os dez deputados que marcaram presença em todos os 71 dias com sessões deliberativas são Tadeu Filipelli (PMDB-DF), Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), Pedro Fernandes (PTB-BA), Manato (PDT-ES). Jutahy Júnior (PSDB-BA), José Genoíno (PT-SP), Jofran Frejat (PR-DF), Ângela Amin (PP-SC), André de Paula (DEM-PE) e o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Luciana Costa (PR-SP) também teve 100% de freqüência, mas nas 31 sessões deliberativas das quais pôde participar. Ela era suplente de Enéas Carneiro e tomou posse em 8 de maio, dois dias depois da morte do titular.

Apesar de nenhum parlamentar paranaense ter 100% de assiduidade nas sessões da Câmara, dois deputados do Estado estão entre os com mais presenças no plenário. Ângelo Vanhoni (PT) e Alceni Guerra (DEM) compareceram a 70 sessões e a única falta de ambos foi justificada. A freqüência de cada parlamentar na Câmara pode ser verificada no site www.camara.gov.br, procurando-se pelo nome do deputado desejado.

Voltar ao topo