Noroeste se une pela Boiadeira

Os presidentes da Amerios, Zeca Dirceu, e da Comcam, Nelson Tureck, prefeitos de Cruzeiro do Oeste e Campo Mourão, respectivamente, estiveram em Tuneiras do Oeste para a primeira reunião oficial sobre a Estrada Boiadeira, antiga reivindicação da região. Estiveram presentes, também, os prefeitos de Tuneiras do Oeste, Walter Ligero; de Icaraíma, Isabel Fátima dos Santos; de Altônia, Amarildo Novato; e de Araruna, Fabiano Antoniassi.

Além de todos os benefícios que a conclusão da rodovia pode trazer para a região, os participantes enumeraram algumas ações fundamentais que devem ter início em breve. Uma das palavras mais utilizadas pelos prefeitos foi "união", considerada um dos trunfos para o êxito do projeto. "Temos que somar todas as forças, deixando de lado, inclusive, as diferenças partidárias", observa Dirceu. Para o prefeito Nelson Tureck, "a luta será muito difícil, mas a união dos municípios vai fazer toda a diferença. É difícil, mas nós vamos fazer a nossa parte".

Ficou decidido que um documento pró-Boiadeira será elaborado e enviado a lideranças políticas do Paraná e outros formadores de opinião. Uma das primeiras ações desse movimento suprapartidário será mobilizar os deputados federais e senadores que representam o Estado. Ao mesmo tempo será feito um diagnóstico da malha rodoviária regional e da Estrada Boiadeira. O próximo passo será detectar todas as atividades econômicas que serão beneficiadas com a obra.

"Essa primeira reunião serviu para definir algumas diretrizes básicas do nosso trabalho. Uma delas é que essa é uma bandeira que não terá um único dono, pois o interesse deixou de ser regional para ser estadual e até nacional", explica Zeca Dirceu. O mesmo pensamento é reforçado pelo presidente da Comcam, Nelson Tureck: "Os resultados dessa luta deverão ser em benefício de toda a sociedade paranaense, não pode existir interesse individual".

Voltar ao topo