Luto

Morre o ministro aposentado do STJ Milton Luiz Pereira

Morreu na madrugada desta quinta-feira (16) o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Milton Luiz Pereira. Ele faleceu por volta das 2h desta madrugada, poucas horas depois da morte de sua esposa, Rizoleta Mary Pereira. Ambos estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, há uma semana.

Natural de Itatinga (SP), Milton Luiz Pereira era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, tendo concluído cursos de aprimoramento em Direito Constitucional, Civil, Penal, Processual Civil, Comparado e Penitenciário. O ministro atuou como Juiz Federal substituto e titular da 2ª Vara da Seção Judiciária do Paraná, como Juiz do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (1989) e presidente do TRF-3ª Região (1989/1991). Integrou o STJ desde 23 de abril de 1992 até o dia em que completou 70, nove anos atrás.

Nos dez anos que integrou o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro compôs a Primeira Turma, a Primeira Seção e a Corte Especial. Em pouco mais de um ano que foi Coordenador-Geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), cargos que ocupava quando se aposentou, Milton Pereira aprimorou a excelência das ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho, que realiza eventos, como seminários, congressos e cursos na área Jurídica e correlatas.

O velório de Pereira e sua esposa ocorre em uma das capelas do Cemitário Parque Iguaçu. Ambos serão sepultados na sexta-feira, às 10 horas, no mesmo cemitério.