Maringá terá parlamento regional

Representantes das Câmaras Municipais dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Maringá (RMM) realizam, amanhã, uma reunião na Câmara Municipal de Maringá para tentar viabilizar a constituição de um parlamento metropolitano. São esperados na reunião, que começas às 15h, os presidentes dos legislativos de Maringá, Marialva, Mandaguari, Sarandi, Itambé, Floresta, Ivatuba, Doutor Camargo, Paiçandu, Mandaguaçu, Ângulo, Iguaraçu e Astorga.

A proposta de entrosar as câmaras da RMM e, até, criar um parlamento conjunto partiu do vereador maringaense Valter Viana (PHS), que quer uma forma de as ações para a região metropolitana serem discutidas em conjunto, para, depois, passarem pela aprovação dos municípios ?Embora saibamos que a aprovação das ações da RMM passará obrigatoriamente pelos legislativos municipais, queremos estar agregados aos grupos de trabalho desde o início. Temos conhecimento profundo das realidades e necessidades de cada município e isso nos credencia para participarmos do processo de regionalização.?

Segundo o vereador, a criação desse parlamento propõe estender até os vereadores, autoridades municipais mais próximas das populações, a oportunidade de participar ativamente através de propostas e sugestões. Para viabilizar a criação do parlamento metropolitano e articular ações entre os municípios, a Câmara Municipal de Maringá designou uma Comissão Especial de Estudos, formada pelos vereadores Valter Viana, Mário Verri (PT) e Márcia Socreppa (PSDB), que atua há mais de um mês, preparando a reunião e a pauta de assuntos a serem abordados.

Voltar ao topo