Lula hoje em Maringá e Londrina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem hoje a Londrina pela primeira vez após a posse. De acordo com a programação, deverá permanecer na cidade, administrada pelo petista Nedson Micheleti, por cinco horas e meia. O objetivo principal da visita é conhecer a 43.ª Exposição Agropecuária e Industrial que termina amanhã, e manter contatos com lideranças políticas e empresariais locais. Lula quebra um jejum de mais de 13 anos em que Londrina ficou sem ser visitada por um presidente da República. O último a pisar em solo londrinense foi José Sarney (PMDB), no final de seu mandato, para visitar a Feira Imin, da colônia japonesa.

Lula desembarca na cidade por volta das 13h30. Almoça e descansa no Hotel Crystal antes de seguir até o Parque de Exposições Governador Ney Braga, às15h20. O presidente entrará pelo portão número um do recinto, em um microônibus e seguirá direto para a Via rural, que tem 29 unidades de demonstração sobre pequenas criações, agricultura familiar e tecnologia de produção. O passeio, que os demais visitantes não poderão acompanhar, deve durar cerca de 50 minutos.

Em seguida, Lula deverá se reunir com diretores da Sociedade Rural do Paraná (SRP), acompanhará a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e um desfile de animais premiados na Feira. Após, receberá do Banco do Brasil a doação simbólica de 117 toneladas de alimentos arrecadados durante o circuito de vôlei de praia Banco do Brasil, realizado em Londrina em março.

Às 17h o presidente fará um pronunciamento no Parque. Lula estará acompanhado do governador do Estado, Roberto Requião (PMDB); dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Furlan; do secretário nacional de Agricultura, Walter Bianchini; do prefeito Nedson Micheleti (PT), além de senadores, deputados e vereadores.

Segurança

A atenção com a segurança de Lula em Londrina será redobrada devido ao local, considerado extremamente movimentado, onde o presidente fará o discurso: a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Segundo os precursores, que estiveram na cidade fazendo um levantamento dos locais por onde ele passará, a preocupação é dupla, tanto com a população quanto com o “carisma” de Lula. O presidente é conhecido por quebrar o protocolo para se aproximar do povo. No entanto, se o programa montado pelos precursores for seguido em Londrina, o público terá pouco espaço para chegar perto de Lula. A segurança deve ser ampliada. Não foi divulgado quantos policiais e agentes federais escoltarão o presidente.

Lula permanece na Exposição até as 18h30. O embarque, com destino a São Paulo, está previsto para as 19h.

Maringá

Antes da visita a Londrina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, pela manhã, em Maringá, da inauguração da indústria de sucos da cooperativa Cocamar. A chegada do presidente volta a São Paulo, está prevista para às 21h. Lula segue para o apartamento da família, em São Bernardo do Campo, no ABC.

No domingo ele passa o dia em São Bernardo, sem agenda pública, informou o Palácio do Planalto. Na segunda-feira (14), participa de dois eventos na capital paulista. Às 10 h estará na cerimônia de abertura da Confederação Internacional da Rede 10, Luta Contra a Pobreza Urbana, em um hotel da zona sul. Deve ser acompanhado de ministros e da prefeita Marta Suplicy.

Lula tem almoço particular. Por volta das 14h30 estará no Memorial da América Latina onde, acompanhado pelos ministros Jaques Wagner (Trabalho) e Ricardo Berzoini (Previdência), além de outras autoridades, se reúne com cerca de 200 sindicalistas de várias centrais sindicais. Por volta das 18h, estará na confraternização com os sindicalistas. Às 20h30, o presidente retorna para Brasília.

Voltar ao topo