Julgamento do mensalão

Luiz Fux diz que mensalão não influenciará eleições

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse hoje (07), no Rio de Janeiro, que não acredita que o julgamento do mensalão terá influência nas eleições pelo país.

Ele chegou para votar em uma escola de Copacabana, na zona sul do Rio, às 12h30. Apesar do forte calor na capital fluminense, estava de calça jeans, camisa branca de mangas longas e sapatos. “Não tem influência”, disse, questionado sobre eventuais influências do julgamento nos pleitos municipais.

“São aspectos distintos da vida pública: pessoas que estão sendo julgadas por um determinado fato e a ideologia do povo sobre as eleições, os partidos que elas preferem.” E completou: “Não deve influir porque são pessoas que estão sendo julgadas por atos próprios, não por atos de uma agremiação partidária”.

Fux, que não falou sobre a eleição no Rio, disse ainda que está levando uma vida “mais frugal” por conta do julgamento que mobiliza o STF. “Quando acabar o julgamento, tudo voltará ao normal. Mas hoje estou levando uma vida mais frugal, para evitar assédio e muitas perguntas”.