Líder do governo explica cargos da TVE

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), disse que houve um erro na lista de funcionários da Secretaria de Administração, onde o cientista político Cesar Benjamin aparece nomeado para o cargo de diretor-presidente da Rádio e Televisão Educativa do Paraná.

Na sessão de ontem, os aliados do governo rejeitaram o pedido de informações apresentado pela oposição, que cobrou explicação para o fato de Benjamin ocupar uma função que, no Sistema de Informações Organizacionais do Poder Executivo, é a de Marcos Batista. Romanelli apresentou os decretos de nomeações de Benjamin e de Batista.

O cientista político, que atua como produtor e comentarista da Educativa, foi nomeado em 8 de maio do ano passado, em um cargo DAS-1, que pertencia ao vereador Algaci Túlio (PMDB). Já a nomeação de Batista é para o cargo AE-1, de assessor especial, que tem salário correspondente ao de secretário de Estado.

O líder do governo comentou ainda que Benjamin atua como “ideólogo” da emissora estatal e que sua função não exige residência permanente em Curitiba. Oficialmente, Benjamin mora no Rio de Janeiro.

O líder da oposição, Elio Rusch (DEM), considerou insuficientes as respostas. “O pedido de informações requisitava muito mais. Queríamos saber por que a RTVE possui dois cargos de direção com simbologias diferentes. Que secretaria especial é ocupada pelo Marcos Batista?” questionou Rusch. Ele disse que irá pedir as informações diretamente as secretarias responsáveis pelos cargos, Administração, Casa Civil e Cultura.