Lerner sofre crise hipertensiva e é internado às pressas

O ex-governador Jaime Lerner (PSB) foi internado ontem de manhã no Instituto de Neurologia de Curitiba, um departamento do Hospital Ecoville, com uma crise hipertensiva. Apresentando queixas de formigamento no lado esquerdo do corpo, foi submetido a exames de última geração, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e angioressonância, além de exames cardiológicos e médicos que descartaram a preocupação principal, de um quadro de isquemia cerebral (derrame).

Mas com níveis de pressão arterial elevados, mesmo para um hipertenso de 67 anos, sob tratamento, como é o caso do ex-governador, ele foi medicado na Unidade de Terapia Intensiva da clínica. De acordo com o boletim médico distribuído no início da noite, assinado pelos neurocirurgiões Walter Arruda e Daniel Benzek de Almeida e pelo médico intensivista Daniel Nascimento, os níveis de pressão ?foram progressivamente diminuindo com tratamento apropriado, que coincidiu com melhora de seus sintomas, estando atualmente bem, sem queixas, consciente e orientado?.

Os três médicos conversaram com os jornalistas e explicaram que o prognóstico é bom, com expectativa de alta da UTI ainda hoje. Mantendo-se o desenvolvimento apresentado até agora, a previsão é que o ex-governador permaneça mais 24 h fora da UTI e tenha alta dentro de 48 horas. Segundo os médicos, Lerner apresenta um histórico de hipertensão que exige precauções como as que foram adotadas para debelar a crise.

Afastado

Atualmente presidindo o Instituto Internacional de Arquitetura, com sede em Paris, capital francesa, Lerner tem mantido certa distância do cenário político. Nas últimas semanas voltou a ser visto no horario gratuito do TRE na televisão destinado ao seu partido, o PSB, onde falava sobre o programa de industrialização implantado por seu governo com a atração de grandes montadoras para o Paraná.

A decisão de transferir seu título eleitoral para o Rio de Janeiro, há dois anos, chegou a alimentar especulações sobre uma possível disposição de disputar a Prefeitura daquela cidade, o que acabou não se concretizando. Em Curitiba apoiou discretamente o candidato do PSDB, Beto Richa, mantendo uma aliança política que remontava ao seu pai, o ex-governador José Richa.

Urbanista de prestígio internacional, comanda também o Instituto Jaime Lerner, onde é freqüentemente requisitado para prestar consultorias a prefeituras, entre elas a de Florianópolis (SC). Em sua última passagem por Curitiba, no início do ano, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB) incluiu na agenda uma conversa com Lerner.

Mesmo procurado por jornalistas interessados em saber sobre seus planos na área política, poucas vezes concordou em falar sobre o assunto. Mas em ano eleitoral fatalmente o seu nome ressurge no cenário, pelo menos como a possibilidade de apoio a este ou àquele candidato. As pesquisas continuam mostrando que Lerner tem grande influência no eleitorado de Curitiba, onde foi prefeito por três mandatos.

Voltar ao topo