Na quarta-feira

Juízes federais farão paralisação contra falta de segurança

Nesta quarta-feira, dia 27, os juízes federais de todo o país farão uma paralisação de 24 horas para chamar a atenção para os problemas enfrentados pela magistratura federal, em especial a falta de segurança dos juízes que lutam contra o crime organizado e o tráfico de drogas. As portas da Justiça estarão abertas. Todos os casos de urgência serão atendidos para não prejudicar o cidadão.

A decisão pela paralisação foi tomada por 83% da carreira. Além de mais segurança – reivindicada por intermédio do PLC 3/2010, aguardando votação no Senado – os magistrados também querem a simetria de direitos e prerrogativas com o Ministério Público Federal, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça; e a revisão dos subsídios de acordo com as perdas inflacionárias, como determina a Constituição. A revisão deveria ser anual, mas nos últimos seis anos ocorreu apenas uma correção e as perdas acumuladas chegam a quase 16%. Outra reivindicação é a ampliação da Justiça Federal no 2º Grau e a estruturação das Turmas Recursais.

O objetivo do movimento é a luta por um Judiciário independente que ofereça uma justiça mais acessível, rápida e que não permita impunidade em benefício do povo brasileiro.