Segurança pública

Governo propõe novas contratações para a Policia Civil

O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa mensagem que prevê novas contratações para a Polícia Civil. De acordo com o projeto, serão abertas cem vagas de papiloscopista, 1,2 mil cargos de investigadores, seiscentos de escrivães e 360 cargos de delegados de polícia.

O governo também pretende preencher as vagas abertas por concurso realizado no governo anterior para o quadro de pessoal da Polícia Civil. Na sexta-feira, 26, a Secretaria da Segurança Pública anunciou que vai iniciar na primeira semana de setembro a chamada de 670 novos investigadores para a Polícia Civil. Os novos policiais foram aprovados para o cargo em concurso realizado no ano passado.

Na justificativa da mensagem, o governo explica que o número de policiais civis é reduzido e não atende à demanda do serviço policial do estado. “… Diariamente, recebemos comunicações das mais variadas unidades policiais civis do Estado, que relatam a carência extrema de profissionais”, justifica o projeto, citando que o número de policiais permanece inalterado há três décadas.

Fundo único

Uma segunda mensagem do governo propõe a criação do Fundo Único de Segurança Pública (Funep-PR). Serão extintos e incorporados ao Funep o Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol), o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (Funcb) e o Fundo de Modernização da Polícia Militar (Fumpm).

De acordo com as informações constantes da mesnagem, o a unificação dos fundos permitirá um gerenciamento mais eficaz das receitas públicas disponíveis. O governo também acredita que o fundo único irá ajudar no planejamento das atividades de segurança do estado. A implantação financeira e orçamentária do Funesp está programada para janeiro do próximo ano.