Governo busca solução para estradas

O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) vai se reunir no início da próxima semana com os secretários dos Transportes, Waldyr Pugliesi (PMDB) e da Educação, Mauricio Requião (PMDB) e ainda com o diretor-geral do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), Rogério Tizzot, com o objetivo de discutir uma solução para o problema das más condições de tráfego das estradas rurais.

Durante a reunião de ontem na sede da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), os presidentes das 18 associações regionais de municípios do Estado pediram que o governo forneça óleo diesel ou libere recursos para a compra do combustível destinado às máquinas usadas na melhoria e conservação das estradas.

A sugestão é que o Estado garanta o repasse emergencial de pelo menos R$ 8 milhões para este fim, o que amenizaria o problema em cerca de 300 municípios do Estado.

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, anunciou a disposição de desenvolver um projeto de adequação das estradas rurais para o Noroeste do Estado, mas disse que, a princípio, a única fonte de receita disponível para resolver o problema é o programa Paraná 12 Meses, que é financiado pelo Banco Mundial.

Pessuti disse que o governo está consciente das dificuldades enfrentadas pelos municípios, mas terá quer avaliar criteriosamente a proposta da liberação de recursos para a compra do diesel. “Esta é uma das alternativas existentes, embora não seja prática do governo fazer este tipo de coisa. Mas vamos estudar a proposta. A solução para o problema vai depender de estudos técnicos, da existência de recursos e da palavra final do governador Roberto Requião”, disse.

Voltar ao topo