Expedito diz que vai retirar recurso de defesa no Senado

O senador Expedito Junior (PSDB-RO) informou no começo desta tarde à Agência Estado que vai retirar ainda hoje recurso que pedia à Mesa Diretora do Senado o direito de defesa no processo de cassação de mandato, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Quando fiz isso (pedir direito de defesa), eu não queria afrontar a Justiça. Queria apenas buscar os meus direitos”, afirmou.

Após a decisão do STF de cassar o mandato de Expedito, sob acusação de compra de votos e abuso de poder econômico, o senador pediu à Mesa Diretora o direito de defesa. Os integrantes da Mesa aceitaram o recurso, provocando uma crise política com o Poder Judiciário.

O senador tucano disse que decidiu retirar o recurso porque foi alertado por colegas de que, apesar da concessão do direito de defesa, não haveria como preservar o seu mandato no Senado. Expedito afirmou que vai insistir na Justiça para recuperar o mandato e acredita que Acir Gurgacz (PDT-RO), segundo colocado mais votado para o cargo, deve assumir ainda hoje.