Estado e municípios se unem para conter violência

requibricha180105.jpg

O preito de Curitiba, Beto Richa, recebe cumprimento do governador Roberto Requião durante a reunião.

O governador Roberto Requião (PMDB) reuniu ontem de manhã, no Palácio Iguaçu, os prefeitos de Curitiba e de municípios da região metropolitana para propor ações integradas entre guardas municipais, polícias Civil, Militar e Federal, Ministério Público e Poder Judiciário. O objetivo é estabelecer uma parceria, com avaliação mensal, para evitar a disseminação da violência. O governador defendeu também a limitação do horário de funcionamento de bares e lanchonetes nas regiões onde há maior incidência de criminalidade.

Requião fez as propostas na primeira reunião do ano da Operação Mãos Limpas, que contou com a participação do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e dos prefeitos dos municípios de Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais, Quatro Barras, Itaperuçu e Piraquara. Eles concordaram com o governador sobre a necessidade de limitar o horário de funcionamento de bares e lanchonetes. Requião também firmou compromisso de auxiliar as cidades que não possuem guarda municipal com treinamento da Polícia Militar e convidou os prefeitos a integrarem o fórum de discussão da segurança pública realizado através do Mãos Limpas.

Nos encontros, soluções e problemas são discutidos pelos secretários da Segurança Pública e da Justiça, pelas chefias das polícias Civil, Militar e Federal, e representantes do Judiciário e Ministério Público. A participação dos prefeitos será na primeira segunda-feira de cada mês.

Para o governador, um dos fatores de aumento da criminalidade decorre justamente de problemas sociais gerados pela política neoliberal, que reduziu a participação dos salários no Produto Interno Bruto (PIB). Requião apontou estatísticas que comprovam a queda de 60% para 40% na participação da massa salarial no PIB. "A queda de renda e das oportunidades de emprego refletem no aumento da marginalidade e da criminalidade", disse. Requião disse estar ciente de que o governo do Estado deve fazer o possível para reduzir a criminalidade e destacou que a Secretaria da Segurança Pública está criando uma força-tarefa com cerca de 40 policiais civis e militares, para atuar na identificação das quadrilhas de traficantes. Esse grupo terá a participação da Associação Paranaense de Magistrados e do Ministério Público. O major Anselmo José de Oliveira, chefe da Casa Militar, pediu a contribuição das guardas municipais para fornecer informações sobre a criminalidade.

Os dados apresentados pelo governador comprovam que a maioria dos homicídios na região metropolitana ocorre nas proximidades de bares, bailões e casas noturnas. Em Curitiba, no ano passado, foram registrados 217 homicídios, 134 dentro de bares ou a pelo menos 100 metros desses estabelecimentos.

Beto: "Este é o melhor caminho"

"Acredito que a integração dos trabalhos na área de segurança é o melhor caminho, já que os problemas são comuns em todos os municípios." Esta foi a reação do prefeito de Curitiba, Beto Richa, sobre a proposta do governador Roberto Requião. Segundo o prefeito, diversas sugestões apresentadas no encontro estão previstas no plano de ação para os primeiros 180 dias de sua gestão. Implantadas pelo município, essas medidas deverão contribuir para a política de segurança pública, de responsabilidade do Estado.

Uma delas prevê a formação, até julho, da Guarda Municipal da Região Central, com um efetivo de 120 guardas. Para isso, a Prefeitura está elaborando o projeto de capacitação desses profissionais, o que será feito através de convênio a ser firmado com a Academia do Guatupê, da Polícia Militar.

O plano de governo do prefeito de Curitiba prevê a aproximação e o planejamento conjunto de ações de inteligência com as policiais Civil e Militar. As rondas realizadas pela Guarda Municipal de Curitiba nas imediações das escolas também estão sendo reestruturadas. Elas serão integradas às atividades do programa Comunidade Escola, da Secretaria Municipal da Educação.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Obras Públicas também iniciará um trabalho de melhoria da iluminação pública, o que ajudará a aumentar a segurança na cidade. Para manter a ordem pública, a Prefeitura será rigorosa na expedição de alvarás para bares, lanchonetes e casas noturnas.

Voltar ao topo