Eleitos tomam posse no MPF do Paraná

Os procuradores da República João Gualberto Garcez Ramos e Elton Venturi assumem hoje os cargos de procurador-chefe e procurador-chefe substituto da Procuradoria da República no Paraná. Eles foram eleitos por seus pares em novembro e tiveram seus nomes ratificados pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. A chefia no MPF é de caráter administrativo e de representação institucional. Os mandatos têm duração de dois anos.

João Gualberto Garcez Ramos é curitibano e está no Ministério Público Federal desde 1989. Durante esse período, atuou em praticamente todas as áreas, desde a criminal até a eleitoral, passando pela área ambiental e de proteção ao consumidor. Graduado, especialista, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, também atua como professor da UFPR e da Unipar, de Umuarama. É vice-diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, e coordena o seu Núcleo de Estudos Criminais.

Elton Venturi é curitibano e está no MPF desde 1997, onde já atuou nas áreas criminal e eleitoral, sendo atualmente responsável pela tutela do Patrimônio Público e Social. Mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), também é professor de graduação na Universidade Tuiuti do Paraná e de pós-graduação no Instituto Romeu Felipe Bacellar/PR. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual.

O MPF no Paraná conta com 15 PRMs (Procuradorias da República nos Municípios). Além da sede, em Curitiba, existem unidades em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. São 277 servidores, 43 procuradores da República e 82 estagiários.

Voltar ao topo