ELEIÇÕES – Considerações elucidativas

É muito interessante e útil conhecer a etimologia de certos vocábulos para dar-lhes o verdadeiro sentido. Embora a evolução da semântica seja uma realidade incontestável e viva, vemos na raiz do vocábulo a significação primeira e básica das palavras.

Iniciando com a palavra deputado, temos a raiz pu do verbo em sânscrito: limpar. Daí temos purus , depurado, puro, sereno, simples. O verbo putare deriva da raiz purus. E o verbo deputare, que tem o supino deputatum, é derivado de putare.

O verbo putare, bem como deputare, tem várias acepções interessantes: 1- limpar, purificar, conforme Varrão. 2- Desbastar, podar, cortar, de acordo com Virgílio. 3- Em sentido figurado: verificar uma conta, apurar, na explicação de Cícero. 4- Contar, calcular, segundo Catulo. 5- Avaliar, considerar, estimar, consoante Cícero. 6- Julgar, ?pensar?, crer, na opinião de Cícero. 7- Imaginar, supor, na expressão de Sêneca.

Quem observa a riqueza destes vocábulos, poderá ver nas suas significações em português uma quantidade de atributos que nossos deputados devem ter em vista de uma tarefa que lhes foi delegada.

Senador

O vocábulo senador vem do verbo senescere, ser velho, envelhecer. Em português temos palavras com esta raiz: senado, senatorial, senil, sênior.

Era costume entre os romanos escolher os senadores entre as pessoas mais adultas, mais idosas, com mais experiência no processo de governo do país.

Cícero, explicando a expressão senatus populusque Romanus, (SPQR), quis acentuar que não pode haver dissociação entre Senado e o povo. São duas coisas ligadas e íntimas. O povo defendido por seus representantes mais capacitados, mais idosos.

Daí, que na Constituição Brasileira exige-se para o Senado uma idade mais avançada que a do deputado.

Tanto o Deputado, como o Senador, devem ter em vista o bem público, embora cada qual tenha atuação específica.

Presidente

Sabemos bem da importância de um presidente. A grande responsabilidade que esta pessoa carrega, faz com que lhe tenhamos todo respeito e a devida atenção.

O vocábulo presidente provém do verbo latino praesidere, que, desmembrado, fica: prae: diante de, ante, em face de; sedere assentar-se, estar sentado. A palavra sedere vem do sânscrito: sindate, (e no grego: Hedos).

Presidente é uma pessoa que se assenta diante de; que preside, chefia, governa, comanda, dirige, administra, guarda.

Conforme César, é ocupar o primeiro lugar, estar à testa de; Tácito diz comandar, dirigir; Salústio vai mais longe, dizendo significar: proteger.

Governador

O termo latino gubernare vem do grego Kubernao.

Gubernator, do latim deu governador, e vem a ser: piloto, timoneiro, patrão, administrador, gerente. Gubernaculum é leme, em latim; no sentido figurado é direção, governo, nas explicações de Cícero.

Gubernare, governar, é dirigir, pilotar, gerir.

Governar é conduzir, regular o andamento de, ter autoridade sobre, ser o motor ou a ação diretriz, dirigir os atos, ter grande influência no espírito de, determinar a maneira como hão de ser feitas as diferentes tarefas de uma casa.

As pessoas do presidente e governador têm um encargo deveras difícil.

Todos os que possuem uma parcela de poder nesta terra devem procurar pedir a Deus, como o Rei Salomão, a necessária sabedoria para reger com prudência, firmeza e inteligência os destinos das nações e estados que estão sob sua administração.

Prefeito

Eis alguns conhecimentos acerca do vocábulo prefeito.

No latim, temos praefectus, do verbo praeficere, que expressa: pôr à frente, prepor, nomear chefe, dar o comando, assinar. Desdobrando a palavra temos: prae, que quer dizer diante de, ante, na frente; este prefixo prae tem sentido de preferência, anterioridade, superioridade. Fectus, factus, do verbo facere, vem a ser: feito, realizado. Daí a palavra prefeito tem o sentido geral de uma pessoa feita, colocada à frente de uma comunidade para reger seus destinos.

Em sentido próprio, conforme o escritor latino Tácito, prefeito é governador, administrador, chefe, intendente.

Em sentido particular, conforme César, Tácito e Suetônio, é comandante, almirante, capitão de um navio, general e governador de província do Império.

Na  França é o administrador geral de um departamento; magistrado, em alguns cantões da Suíça; em alguns países, é funcionário de colégio, encarregado de manter a disciplina; é superintendente ou chefe de polícia, em alguns países; é superior de um convento; é título de diversos cargos eclesiásticos, no Vaticano. No Brasil, o prefeito está investido do poder executivo nas municipalidades.

Vereador

Existe em latim o verbo vereor, vereri, depoente, que significa respeitar, acatar, estar cuidadoso.

Em português, o verbo verear tem o sentido de administrar, reger, governar, vigiar, encaminhar, pôr na vereda.

Fazendo o paralelo, o vereador é aquele que é cuidadoso, que vigia, que exerce as funções de administrador, de vigilante, zelando pelos bens comuns de uma Comuna.

Temos os termos: vereação, ação de verear; vereamento, exercício dos vereadores.

Em Portugal o vereador chama-se camarista.

Grandes são as responsabilidades do prefeito e do vereador. Ambos têm a confiança do  povo e procuram gerir da melhor forma os bens de uma comunidade e proporcionar-lhe o bem-estar possível, grande aspiração dos homens.

Aditamento

Existem os vocábulos veador, vedor, isto é, que vê: inspetor, fiscal.

Em Porto Alegre, RS, há uma rua denominada ?Veador Porto?, perpendicular à Av. Ipiranga, no bairro do Partenon.

Voltar ao topo