Docentes universitários têm lei de carreira reformulada

Foi sancionada nesta terça-feira (9) a lei que reformula a carreira dos professores das universidades e faculdades estaduais. O projeto, agora transformado em lei, foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa. Aumento na remuneração dos professores, diminuição das diferenças salariais entre as classes e adicional para o título de especialista são alguns dos benefícios trazidos pela reformulação.

A reestruturação melhora a remuneração de quase 10,2 mil docentes universitários. O aumento muda de caso para caso, mas pode variar de 26% a 48%. O novo plano do quadro dos professores universitários aglutina atuais quatro níveis salariais de professor auxiliar – em início de carreira – num único nível, estabelece adicional de 20% para o título de especialista e diminui de 25% para 15% ou 10% a diferença dos vencimentos entre as diversas classes do quadro.

“Estamos adequando a carreira dos docentes à realidade das nossas instituições de ensino superior”, destacou Lygia Pupatto, secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, lembrando que o plano até então em vigor era de 1997. “Nós tínhamos quatros níveis dos professores auxiliares de ensino [sem pós-graduação]. Hoje a realidade é outra: 82% dos nossos professores são mestres e doutores, e a nossa meta é que, em pouco tempo, nós não tenhamos mais os auxiliares de ensino e sim só mestres e doutores nas nossas universidades”, completou.