Dobrandino vira homem forte do governo Requião

O governador Roberto Requião (PMDB) pediu e o deputado Dobrandino da Silva (PMDB) concordou em assumir, em caráter definitivo, a liderança do governo na Assembléia Legislativa. Dobrandino estava respondendo provisoriamente pela função desde o início do mês, quando o deputado Natálio Stica (PT) deixou a liderança devido ao atrito entre os petistas e peemedebistas após o processo de composição das comissões permanentes.

Requião conversou com Dobrandino na noite de sexta-feira, na Granja do Cangüiri, onde tem despachado desde quinta-feira, quando retornou da viagem de dez dias à China. O deputado peemedebista disse que atendeu ao apelo do governador, embora acredite que vai ter que se desdobrar para dar conta da liderança e ao mesmo tempo presidir o diretório estadual do partido, que está em fase de preparação para a sucessão estadual do próximo ano.

Dobrandino assegurou ao governador que apesar do bombardeio sistemático da oposição, a base de apoio está sob controle. ?Acho que nós temos uma base de sustentação tranqüila. É claro que ainda não peguei nenhum projeto polêmico pela frente, mas acho que não teremos problemas. Tenho procurado manter o entendimento com os deputados?, comentou o líder do governo.

Na fase atual, em que começa a tomar fôlego a organização do processo eleitoral de 2006, não se pode esperar maiorias consolidadas nas votações, ressalvou Dobrandino. ?Em véspera de eleição, não vou esperar unanimidade e disse isso ao governador. Mas também não há motivo para temores?, avaliou o peemedebista.

No encontro, Requião, que tende a concorrer à reeleição, quis saber o andamento das filiações no PMDB para 2006. Segundo Dobrandino, o governador encorajou a atração de novas lideranças e filiados, embora tenha dito que não vai interferir diretamente nas conversas para a construção da chapa de candidatos à Câmara Federal e Assembléia Legislativa.

Flexível

A confirmação de Dobrandino na liderança do governo, ao contrário do que se previa inicialmente, não trouxe grandes problemas com a bancada do PT. Crítico sistemático do PT, em função da eleição em Foz do Iguaçu, onde o projeto de reeleição de seu filho, Samis da Silva, foi derrotado por uma aliança que incluiu o PT, o deputado peemedebista chegou a gerar certo receio entre os peemedebistas que temiam um afastamento maior ainda dos petistas. Mas depois de um mês, os petistas e Dobrandino têm tido uma convivência pacífica.

O líder da bancada do PT, deputado Tadeu Veneri, disse que o peemedebista reverteu as expectativas. ?O relacionamento com o Dobrandino é tranqüilo. Ele não é estourado como o Anibelli (líder da bancada do PMDB). Tem um perfil diferente e assim fica mais fácil a conversa?, avaliou Veneri, afirmando que nesse período o diálogo tem fluído com o peemedebista. ?Ele não levou para a liderança as diferenças eleitorais e isso ajuda muito. Além disso, é democrático. Quando a oposição quis convocar o procurador Luiz Henrique Bonaturra para falar sobre problemas no governo, ele (Dobrandino) não se opôs?, afirmou o líder da bancada do PT. 

Voltar ao topo