Dirceu quer candidatura de Marta em 2008 e 2010

O ex-ministro e deputado cassado, José Dirceu, levantou neste domingo (16) a possibilidade de a ministra do Turismo, Marta Suplicy, se candidatar à Prefeitura de São Paulo na eleição municipal e, mesmo que saia vitoriosa das urnas, deixar o cargo em 2010 para concorrer ao governo estadual ou mesmo à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

"Acho que ela pode ser candidata agora e ser candidata a governadora depois. Não vejo impedimento", disse Dirceu.

Questionado se a manobra não repetiria o gesto do hoje governador de São Paulo José Serra, alvo de críticas do PT ao deixar a prefeitura para concorrer em 2006, Dirceu rebateu: "O Serra assumiu um compromisso". De acordo com o ex-ministro, há casos como o do governador de Sergipe, Marcelo Déda, que deixou o cargo de prefeito para disputar a eleição do ano passado, mas condicionou sua permanência no posto à vontade do eleitorado.

Dirceu voltou a dizer que vê em Marta uma das melhores alternativas do PT para disputar a sucessão do presidente Lula em 2010. "A Marta é a pré-candidata do PT à Presidência da República que tem voto", afirmou. Ele acrescentou que outra opção a ser "levada em conta", por enquanto, é sua sucessora na Casa Civil, Dilma Rousseff. Ele admitiu que outros nomes ainda têm tempo para se cacifar para a disputa, como o governador da Bahia, Jaques Wagner.

Voltar ao topo