Dança das cadeiras

Deputado Bertoldi comunica licença para tratamento de saúde

O deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM) confirmou, por nota oficial, seu pedido de afastamento da Assembleia Legislativa do Paraná. Sem dar detalhes, Bertoldi disse que o fez por necessidade de licenciar-se para tratamento de saúde e não para a realização de um curso no exterior, como foi comentado na semana passada.

Com o afastamento confirmado de Bertoldi, o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB) deve empossar, nos próximos dias, o segundo suplente da coligação que uniu PSDB, DEM, PSB, PTB e PP nas eleições do ano passado, Bernardo Ribas Carli (PSDB). O DEM, partido de Bertoldi pode requerer a vaga na Justiça, como fez Gilberto Martin (PMDB) com a vaga de Luiz Cláuido Romanelli (PMDB).

Bernardo é irmão do ex-deputado Fernando Carli Filho, que renunciou ao mandato em 2009, antes de o conselho de ética da Casa abrir processo por quebra de decoro pelo fato de o então deputado ter causado um acidente com a morte de duas pessoas quando dirigia com a habilitação suspensa e, segundo a perícia, embriagado e a 167 km/h.

Bertoldi encerra a nota de cinco linhas em que comunica o afastamento dizendo que “não cabe a mim a escolha do suplente. Trata-se de uma decisão do eleitorado e, por isso, não tenho qualquer comentário a fazer a respeito”.