CPI da Pedofilia vai ter informações sobre a Operação Castelo de Areia

A CPI da Pedofilia vai requerer Polícia Civil do Rio de Janeiro todas as informações apuradas, até o momento, sobre a Operação Castelo de Areia, realizada para investigar o agenciamento de crianças e adolescentes para encontros com estrangeiros no país.

Requerimento para pedir as informações do inquérito policial foi aprovado nesta quinta-feira (10), em reunião extraordinária, pelos integrante da CPI da Pedofilia, instalada pelo Senado.

Durante a operação, a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro prenderam duas pessoas Ivan Carlos de Souza e José Marcílio de Oliveira por agenciar um menino para se encontrar com o americano Michael Joseph Clifford, que estava hospedado na cidade. Clifford voltou para os Estados Unidos antes de ser encontrado pela polícia e não foi preso.

Nos requerimentos aprovados nesta quinta-feira (10), a CPI também pede as fitas da gravação do hotel onde Clifford estava hospedado. As imagens mostram o momento em que um dos agenciadores levava o menino até ele.

A CPI ainda vai pedir Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) que investigue e apreenda os computadores utilizados pelo americano. O embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, vai ser convidado pela CPI para falar sobre o assunto.

Ivan de Souza e José Marcílio, os dois acusados de agenciar o garoto, também vão ser convocados para depor na CPI.

Voltar ao topo