Comissão vem tratar de turismo

Membros do Instituto Latino-Americano ao Desenvolvimento Sustentável – ILADS -representante oficial no Brasil da Cadeira Unesco para Cultura, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, estiveram reunidos anteontem com o vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa. A comissão formada por Bernard Morucci, coordenador mundial da Cadeira Unesco e professor da Universidade de Sorbonne, Hendrikus Bonda, correspondente permanente para a América Latina, e Luciani Solci, superintendente do Ilads, apresentou a Richa os resultados da reunião mundial da Unesco para o Turismo e Desenvolvimento Sustentável, realizada de 13 a 15 do corrente, em Paris, e a proposta de turismo sustentável aprovada pela Cadeira Unesco para o Estado do Paraná. A comissão também solicitou a interferência do vice-prefeito para que Curitiba sedie a próxima Conferência Rio 92+15, a ser realizada em 2007, com a participação de 180 países e aproximadamente 100 mil técnicos. O evento terá duração de trinta dias e atrairá semanalmente para a cidade anfitriã cerca de 25 mil visitantes.

Segundo Bernard Morucci, o projeto de turismo sustentável para o Paraná prevê a aplicação de soluções criativas a partir do desenvolvimento integrado dos setores econômico, social e ambiental. Na prática, os resultados se estenderiam da cidade pólo, que poderia ser Curitiba, para municípios vizinhos até uma área limítrofe de 200 quilômetros, beneficiando diretamente as condições de renda de todas as comunidades envolvidas. A proposta mostrada a Beto Richa contempla a criação do Parque indígena Tekowa Porã, projeto piloto baseado na comunidade indígena de Ilha da Cotinga, na Baía de Paranaguá; o Grande Festival de Etnias, incentivando a divulgação das 28 etnias representadas no Estado; e o Túnel do Colono, solução para problemática da Estrada do Colono, na Região Oeste do Paraná.

Para Morucci, o envolvimento de Beto Richa nas propostas é de fundamental importância, principalmente porque, na sua avaliação, o vice-prefeito tem uma visão muita próxima da articulada pela Cadeira Unesco para o Turismo Sustentável. “As idéias são compatíveis, conforme observamos durante a campanha eleitoral. Dentre os planos de governo apresentados pelos candidatos, Beto tinha as soluções mais viáveis e concretas para a área. Por isso, ele foi o primeiro a conhecer nossos projetos para Curitiba e o Paraná”, salientou.

Voltar ao topo